Assistente Financeiro

Turma - 2025.2.123
PRESENCIALOnde o curso será realizado?
Justificativa
Independente da área de atuação, todos os tipos de negócios precisam de suporte na área financeira, afinal uma empresa que não realiza sua projeção financeira e não controla de maneira eficiente os seus recursos, tem dificuldade para a tomada de decisão acertada e, consequentemente, deixa de oferecer para seu cliente um produto ou serviço com qualidade, aliando bom preço e prazo de entrega.Cabe a área financeira a responsabilidade por todas as movimentações que envolvem investimentos e despesas. Nesse sentido, torna-se imprescindível um profissional preparado para prestar assistência ao departamento financeiro, por meio de ferramentas de trabalho adequadas, executando as rotinas da área de acordo com legislação específica, avaliando as situações do cotidiano, com senso crítico e ético, a fim de garantir a organização e fluxo de dados.Entretanto, apesar da importância estratégica do profissional de finanças, a falta de pessoal especializado é um dos grandes problemas que as empresas enfrentam no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Manpowergroup , a área de Finanças e Contabilidade está entre as 10 principais nas quais os empregadores têm dificuldades para o preenchimento de vagas, sendo um grande desafio contratar bons profissionais. Ao mesmo tempo, dados da revista Exame apontam para o aumento real dos salários dos profissionais desse setor dado seu caráter estratégico e ao desafio na captação e retenção desse profissional. Nesse contexto, a função de apoio à realização de atividades financeiras relacionadas à elaboração, organização e controle de documentos, físicos ou digitais, é importante para o andamento dos processos de uma organização.É, pois, nesse cenário que o Assistente Financeiro se faz presente e necessário para monitorar e auxiliar nas atividades financeiras por meio de levantamentos e controles de pouca complexidade, contudo essenciais, como acompanhamento de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, crédito, cobrança e emissão de notas fiscais, atividades essas necessárias à gestão financeira da organização. Sua atuação ética contribui para o bom desempenho e a saúde financeira das organizações, fatores essenciais à manutenção e geração de empregos além da produção de produtos e serviços competitivos.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Finanças ou Contabilidade e graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Tecnologia em Gestão Financeira. Preferencialmente com formação pedagógica.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Recomenda-se ao docente no desenvolvimento das Unidades Curriculares 1 e 2 que contemple atividades práticas de contas a pagar e receber, de abertura e fechamento de caixa simulando também um DRE, possibilitando a análise de situações e a solução para eventuais conflitos financeiros. Esse exercício permite ao docente avaliar as Marcas Formativas, como o domínio técnico e científico e a visão crítica, que ficam evidentes na fundamentação de uma análise e resolução de situações problemas contextualizadas nas atividades rotineiras dessa ocupação, bem como subsidia a avaliação do desenvolvimento das competências por meio de seus indicadores.
Da mesma forma, propor trabalhos em grupo que objetivem pesquisa e coleta de dados para subsidiar a análise de possíveis investimentos, e propostas de melhorias de melhoria nos processos relacionados ao seu dia a dia. Os estudos de caso também são boas estratégias e fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativas, sustentáveis e empreendedoras para que, a partir de dados de uma empresa fictícia, sejam simulados e elaborados fluxos de caixa e a leitura do DRE e Balanço, conforme procedimentos legais, formativos e financeiros.
Palestras com profissionais da área financeira proporcionam bons momentos de síntese e aplicação quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. Além disso, permitem, igualmente, boas possibilidades de desenvolvimento das Marcas Formativas e avaliação do desenvolvimento das competências.
O docente deve proporcionar também atividades em laboratórios de informática para a produção de planilhas eletrônicas, incentivando a utilização de recursos tecnológicos para a simulação da tramitação de documentos nos processos da organização.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 01:
Para a prática dos elementos trazidos nesta UC o docente poderá propor a pesquisa de documentos relacionados com os processos financeiros em organizações, a partir do conhecimento dos principais documentos financeiros e das suas características fica favorecida a prática de preenchimento, atualização e organização destes. Sugere-se também a apresentação/simulação de uso de softwares utilizados na área financeira, quando possível.
As atividades desta unidade curricular devem ser aplicadas, ainda, visando à prática de atividades de rotina deste profissional como a emissão de ordens de pagamentos de acordo com prazos determinados. É possível apresentar estudos de caso que desenvolvam práticas de contas a pagar e receber, abertura e fechamento de caixa e conciliação bancária, visando a identificação de clientes em situação de inadimplência e a simulação de negociação e cobrança de recebíveis e faturas.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 02:
Nesta unidade o docente poderá favorecer o entendimento das análises contábeis por meio de pesquisas de indicadores econômicos e financeiros e, ainda, a análise destes indicadores de empresas reais ou fictícias.
Poderão ser utilizados estudos de caso para estimular a leitura de balanço patrimonial e fluxo de caixa, dentro dos procedimentos legais, formativos e financeiros. Deve-se considerar às competências adequadas ao Assistente Financeiro, com dados de uma empresa fictícia para elaboração de fluxo de caixa e demais demonstrativos. É importante a realização de exercícios para análise de conciliações contábeis, envolvendo o plano de contas contábeis e de custos.
É possível programar entrevistas com profissionais da área para pontuar aspectos relevantes, pontos de atenção nos processos e/ou problemas enfrentados no cotidiano do Assistente Financeiro.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:• Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.• Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.• Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação:• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).• As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:Menção por indicador de competência:A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:Durante o processo• Atendido - A• Parcialmente atendido - PA• Não atendido - NAAo final da Unidade Curricular:• Atendido - A• Não atendido - NAMenção por Unidade Curricular:Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:• Desenvolvida - D• Não desenvolvida – NDMenção para aprovação no curso:Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.• Aprovado - AP• Reprovado - RPRecuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
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