As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
ÂncoraÂncoraAs atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento ÂncoraÂncoradas Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. ÂncoraÂncoraA partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
ÂncoraÂncoraEsse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
ÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraNo que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
ÂncoraO domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1:
Nessa Unidade Curricular, o docente poderá propor situações de aprendizagem que abordem a elaboração, real ou simulada, de um plano de trabalho de recepção e das ferramentas de organização, a partir da escolha de um determinado tipo de evento ou cases de grandes eventos como feiras, congressos e shows. Durante a realização desta Unidade Curricular, o docente também poderá propor em seu plano de trabalho docente a realização de entrevistas com profissionais que atuam como recepcionista de eventos para conhecer os aspectos operacionais que envolvem essa profissão. Além disto, poderá viabilizar a realização de visitas técnicas a feiras e eventos que estejam acontecendo na cidade, durante a realização do curso.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2:
O docente poderá propor situações de aprendizagem que remetam aos procedimentos de recepção e atendimento a pessoas em eventos. Para tanto, é essencial que o plano de trabalho docente englobe atividades de aprendizagem que permitam ao aluno exercer de forma simulada, com dramatizações, por exemplo, técnicas e tipos de atendimento e estratégias de comunicação. O docente também poderá propor a realização de visitas técnicas a feiras, participação em eventos e entrevistas com profissionais que atuam como recepcionista em eventos para verificar os diferentes aspectos que envolvem o atendimento de pessoas nessas ocasiões, bem como pontos e positivos e que requerem melhoria profissional.
Considerando que as atividades desse profissional demandam atendimento a clientes estrangeiros, faz-se necessário o incentivo constante para a instrumentalização do recepcionista em eventos formado pelo Senac. Deste modo, devem ser trabalhadas expressões idiomáticas básicas para interlocução com clientes de língua inglesa e espanhola, durante as simulações de atendimento. A preparação de um glossário ou portfólio com expressões idiomáticas é recomendada como estratégia para a prática do idioma durante o curso. Cabe ressaltar que o idioma deve ser abordado como forma de estimular o aluno a buscar aperfeiçoamento nessa área para sua prática profissional. O curso não se compromete com o desenvolvimento da habilidade de comunicação em outros idiomas
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 3:
No que concerne às orientações metodológicas para a unidade curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação Recepcionista de Eventos, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
É fundamental que o docente responsável pelo projeto integrador estabeleça um elo com os demais docentes do curso, incentivando a participação ativa e reforçando as contribuições de cada unidade curricular para a realização do referido projeto. As situações de aprendizagem planejadas para as Unidades Curriculares 1 e 2, como a realização de visitas técnicas, a participação em eventos, entrevistas e elaboração de um plano de trabalho de recepção podem ser consideradas no desenvolvimento do projeto integrador.
Durante o desenvolvimento do projeto, os docentes também devem acompanhar as entregas parciais, quando houver, conforme previsto no cronograma, auxiliando os alunos na realização e consolidação das situações de aprendizagem. Essas situações podem considerar também a organização do setor, bem como o atendimento de participantes do evento. Para a realização do projeto integrador do curso Recepcionista de Eventos, é possível verificar a oferta de outros cursos que possam trabalhar em parceria com esse, como o Organizador de Eventos ou o Técnicos em Eventos.
No momento de síntese, ou seja, da participação em um evento que pode ser realizado na própria Unidade do Senac, como uma formatura, por exemplo, procede-se com a sistematização de todas as atividades de aprendizagem realizadas durante o desenvolvimento do projeto para subsidiar a apresentação das respostas aos desafios gerados. Aspectos como criatividade e inovação devem estar presentes tanto nos produtos/resultados propriamente ditos, quanto na forma de apresentação destes resultados.
Por fim, considerando que o Projeto Integrador deve ser um espaço privilegiado para impressão das marcas formativas do Senac, recomenda-se que, durante a sua execução, os docentes propiciem desafios que exijam dos alunos a demonstração de domínio técnico-científico relacionado ao exercício profissional. Esta é a marca a mais diretamente ligada às suas atividades práticas. Além disso, devem estimular a autonomia, a criatividade e proatividade nos alunos, auxiliando-os nas atividades de pesquisa e sistematização. Para estimular a atitude colaborativa devem priorizar o trabalho em equipe e a comunicação construtiva e assertiva. Devem ainda fomentar a atitude cidadã e responsável, por meio da reflexão sobre o contexto de trabalho, a importância do profissional Recepcionista de Eventos, além de levá-los de refletir sobre a atuação profissional em sua própria vida.