Alterne entre as áreas

Técnicas de Microscopia Laboratorial

Técnicas de Microscopia Laboratorial

Turma - 2026.2.13

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Como posso me matricular?

Para obter detalhes do processo de matrícula do curso, acesse a página de matrícula clicando no botão abaixo.

Matricule-se

Com a crescente demanda populacional e a necessidade constante de promover políticas públicas voltadas à assistência à saúde, nos serviços públicos e privados, faz-se necessário capacitar os profissionais da área de análises clínicas quanto à prevenção e/ou monitoramento das doenças de interesse aos alagoanos. Pensando na qualidade dos exames laboratoriais, no que compete à análise das amostras biológicas, o curso visa aplicar princípios básicos da microscopia óptica, como componentes e funcionalidade do microscópio, identificando os principais parasitas de interesse a parasitologia humana, constituintes do sedimento urinário, diferenciando as características morfológicas das bactérias Gram positivas e Gram negativas, além de aperfeiçoar a leitura de lâminas em hematologia.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional de no mínimo seis meses em Análises Clínicas e formação superior em Biologia, Biomedicina, Farmácia Bioquímica ou áreas afins, preferencialmente com experiência em docência.

A presente proposta faz parte dos cursos de Aperfeiçoamento, Programas Socioprofissionais, Socioculturais e Instrumentais que, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garantem a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho.

Nesse sentido, os cursos de Aperfeiçoamento, Programas Socioprofissionais, socioculturais e Instrumentais devem contribuir para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

     O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação    integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:

  • Concluiu (C ) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
  • Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.

Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.