Alterne entre as áreas

Metodologias Ativas de Ensino em Aulas Remotas

Metodologias Ativas de Ensino em Aulas Remotas

Este curso tem como objetivo promover inovação no desenvolvimento dos docentes de saúde para o uso de metodologias ativas em aulas remotas, aplicando as novas tecnologias durante as aulas remotas para dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Além disso, construir cenários educacionais interdisciplinares, promovendo aulas criativas, motivadoras, inovadoras e dinâmicas.

A proposta do presente curso, mesmo não desenvolvendo competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e atitudes e valores que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou o fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso, são estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse contexto, os docentes deverão adotar estratégias que envolvam desafios referentes à sistematização da assistência aos idosos, relacionando os diversos ambientes e condições físicas em que se encontram. Sugere-se a abordagem do tema por meio de pesquisas e vídeos a respeito das principais dificuldades encontradas por essa população, bem como estudos de casos reais que possibilitem aos alunos desenvolve

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:

Durante o processo • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA

Ao final da Unidade Curricular • Atendido – A • Não atendido – NA

Concluiu (D) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.

Não concluiu (ND) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.

Avise-me sobre novas turmas

Ao realizar minha inscrição, declaro ciência de que o Senac AL tratará somente os dados pessoais necessários para realizar meu cadastro e viabilizar o retorno da Instituição com as informações acerca dos cursos de interesse e correlatos.