Alterne entre as áreas

SENAC Convida – Turismo Étnico: A História de Dandara

SENAC Convida – Turismo Étnico: A História de Dandara

O dia 20 de novembro é marcado no Brasil como uma das datas mais importantes para a influência da cultura afrodescendente no país. Celebrado há oito anos, o Dia da Consciência Negra traz para os brasileiros uma reflexão do impacto da vinda dos africanos, por meio da música, política, religião, cultura, gastronomia, entre outras. Com o turismo não poderia ser diferente. A cultura negra está presente na maioria dos atrativos e destinos turísticos do país, como igrejas construídas pelos escravos, museus e centros culturais. Entre os estados mais influenciados pela cultura africana estão Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

No Ministério do Turismo, ao menos seis quilombos estão registrados em atividade turística no país. Entre eles, o Quilombo dos Palmares, em Alagoas.  Para valorizar e respeitar a cultura alagoana é necessário conhece-la. O Estado tem diversos destinos a serem visitados, o Quilombo, por exemplo, conta com uma estrutura de visitação rica e uma comunidade remanescente que vive ainda no local.

As mulheres estão presentes e fazem da história local seu meio de vida através da visitação turística, em vez de ter que buscar emprego fora dali e os moradores vivem no seu lugar de origem e mantêm alguns dos seus hábitos culturais. Conhecer esses locais é conhecer a história de Alagoas, saber as origens dos hábitos de um povo, especificamente das mulheres protagonistas. Foi no Quilombo dos Palmares que morou Dandara, uma guerreira negra do período colonial do Brasil, sua história faz parte da força feminina alagoana.

Neste contexto a palestra visa explanar sobre a história de Dandara, oportunizando aos interessados em geral e atuantes na área do turismo, aprofundamento na temática.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com formação superior ou técnica em Turismo e Hotelaria ou ainda em História, Geografia, Comunicação Social, com experiência profissional em agenciamento turístico receptivo e na temática abordada.

Abordagem narrativa e interativa acerca do tema. A referida ação pode ser executada de forma presencial, não presencial ou híbrida.

Avise-me sobre novas turmas

Ao realizar minha inscrição, declaro ciência de que o Senac AL tratará somente os dados pessoais necessários para realizar meu cadastro e viabilizar o retorno da Instituição com as informações acerca dos cursos de interesse e correlatos.