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Técnicas de Limpeza e Conservação em Meios de Hospedagem

Técnicas de Limpeza e Conservação em Meios de Hospedagem

Aperfeiçoar profissionais para executar técnicas de limpeza e conservação em meios de hospedagem, com foco em boas práticas operacionais, segurança, sustentabilidade e qualidade no atendimento, respeitando normas e procedimentos técnicos do setor.

 

O curso será desenvolvido com base nos princípios do Modelo Pedagógico do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. A abordagem metodológica adotada será fundamentada no ciclo ação-reflexão-ação, em que os alunos são convidados a vivenciar situações práticas relacionadas ao contexto real de trabalho, refletir sobre suas ações e, a partir disso, aprimorar seu desempenho em novas atividades.

As aulas serão conduzidas por meio de metodologias ativas, que favorecem o protagonismo dos estudantes, promovem a construção colaborativa do conhecimento e articulam teoria e prática de forma significativa. Serão propostas atividades como simulações de procedimentos de limpeza, análises de fichas de segurança de produtos químicos (FISPQ), estudos de caso, debates orientados, visitas técnicas (se possível), jogos pedagógicos, além de dinâmicas em grupo que possibilitem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

O docente atuará como mediador do processo de aprendizagem, estimulando a participação, o pensamento crítico e a tomada de decisão responsável. Serão criadas situações de aprendizagem desafiadoras, nas quais os estudantes deverão selecionar e aplicar as técnicas e procedimentos adequados a diferentes ambientes de hospedagem, considerando os aspectos técnicos, normativos, ambientais e de segurança do trabalho.

Ao longo do curso, será promovida a autoavaliação e o feedback formativo, visando à melhoria contínua do desempenho. As práticas pedagógicas também buscarão contemplar as marcas formativas do Senac — como domínio técnico-científico, atitude sustentável, criatividade, visão crítica, comunicação e colaboração —, integrando valores e atitudes fundamentais para o exercício profissional ético e comprometido com a qualidade dos serviços no setor de hospedagem.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.

Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.

Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).

As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA
  • Ao final da Unidade Curricular Atendido - A
  • Não atendido - NA

Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida - ND

Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

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