As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, ficando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Devem também contemplar conteúdo da formação humanística e científica indicados nos incisos X, XI, XII do art. 336 da Portaria MTP nº671/2021. Nesse sentido, as propostas devem contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes e ter como foco a vida e a carreira do jovem aprendiz, ultrapassando, portanto, a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais Unidades Curriculares.
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Obs.: caso o Departamento Regional possibilite, excepcionalmente, a flexibilidade de ingresso de aprendizes no curso em andamento, atendendo ao que consta no Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego, essa deve ocorrer, obrigatoriamente, na primeira Unidade Curricular de cada ocupação, ou seja, UC 1, UC 4 e UC 7.
Orientações gerais para todas as Unidades Curriculares
Recomenda-se ao docente no desenvolvimento das Unidades Curriculares a realização de atividades como dramatizações, situações-problema, pesquisas, debates e júri simulado. Esses exercícios possibilitam ao docente avaliar as Marcas Formativas como o domínio técnico-científico e a visão crítica que ficam evidentes na fundamentação de uma análise de estudo de caso, na resolução de uma situação-problema ou na defesa de um ponto de vista, bem como subsidiam a avaliação do desenvolvimento das competências, por meio de seus indicadores.
Da mesma forma, trabalhos em grupo, como projetos que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável e empreendedora, bem como o protagonismo juvenil, social e econômico.
Entrevistas com profissionais da área, bem roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, realizadas nos ambientes das organizações, proporcionam momentos de síntese e aplicação, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula.
Para o desenvolvimento da Prática Profissional da Aprendizagem, é necessário considerar todo o Decreto n.º 6481/2008, que “regulamenta os artigos 3º, alínea “d”, e 4º da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação”. No curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros deve-se dar especial atenção aos seguintes itens do referido decreto: 39, 51,60, 63, 70, 72,78, 79, 80, 81, 82, 83,85, 86, 87 e 89.
Conforme legislação vigente, até 20% da carga horária teórica pode ser feita de maneira flexível por meio de atividades de qualificação complementar, as quais incluem atividades não presenciais, encontros temáticos, visitas culturais, dentre outros. Caberá a cada Departamento Regional especificar as atividades de qualificação complementar que serão realizadas regionalmente no âmbito deste curso.
Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular
UC 1: Organizar os processos de trabalho da(o) camareira(o) em meios de hospedagem
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 336 da Portaria n.º 671/2021, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 336 da Portaria MTP 671/2021
Elementos da competência para contextualização
Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Empreendedorismo, com enfoque na juventude.
Educação financeira.
Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar, no item “a”, os tipos de contrato trabalhistas, carteira de trabalho, holerite, fundo de garantia, INSS, IR, benefícios / alimentação, acordos coletivos, entre outros. Ao contextualizar o item “c”, deve considerar formas para administrar o pagamento recebido, consumismo e cálculo das horas trabalhadas), com base em visitas técnicas e pesquisas de campo.
Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional.
Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
UC 2: Limpar, higienizar e arrumar as unidades habitacionais do meio de hospedagem
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 336 da Portaria n.º 671/2021, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 336 da Portaria MTP 671/2021
Elementos da competência para contextualização
Abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora.
Princípios de sustentabilidade aplicados ao uso de recursos, descarte do lixo e destinação correta de resíduos em meios de hospedagem.
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar o item “a” trabalhando com a importância do uso moderado dos recursos naturais, especialmente na troca de roupa de cama e banho, como também no descarte consciente de resíduos).
UC 4: Recepcionar e atender clientes no meio de hospedagem
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 336 da Portaria n.º 671/2021, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 336 da Portaria MTP 671/2021
Elementos da competência para contextualização
Informações sobre o mercado e o mundo do trabalho.
Planejamento de carreira: marketing e apresentação pessoal
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar o item “a” trabalhando a influência e os impactos que o uso de álcool, tabaco e outras drogas podem causar na postura e apresentação pessoal do jovem aprendiz, como também a adequação ao ambiente onde está inserido).
Educação Financeira.
Direitos e deveres do consumidor
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar o item “b”, trabalhando com a utilização da nota fiscal e outros documentos relacionados ao consumo do hóspede, como também nas reservas de canais eletrônicos como: Booking, Trivago, Hotel Urbano, Decolar etc.)
Com relação aos elementos desta UC, o docente poderá adotar estratégias de simulação de situações do dia a dia de uma recepção hoteleira. Considerando que as atividades desse profissional demandam atendimento a clientes estrangeiros, faz-se necessário, o incentivo constante para a instrumentalização do recepcionista formado pelo Senac.
Desse modo, durante as simulações de atendimento, os docentes devem trabalhar expressões idiomáticas básicas para interlocução com clientes de língua inglesa e espanhola. Para exercitar essas expressões, recomenda-se o uso de material didático de apoio, como os livros Turismo Receptivo, da Editora Senac São Paulo, ou outros materiais que reproduzam situações de atendimento com hóspedes de língua estrangeira.
A preparação de um glossário ou portfólio com expressões idiomáticas também é recomendada como estratégia para a prática do idioma durante o curso. Cabe ressaltar que o idioma deve ser abordado como forma de estimular o aluno a buscar aperfeiçoamento nessa área para sua prática profissional. O curso não se compromete com o desenvolvimento da habilidade de comunicação em outros idiomas.
UC 5: Elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da recepção em meios de hospedagem
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 336 da Portaria n.º 671/2021, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 336 da Portaria MTP 671/2021
Elementos da competência para contextualização
Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital.
Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
Procedimentos de reserva
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar os itens “a” e “b”, do Art. 10, trabalhando com foco nas reservas de canais eletrônicos como: Booking, Trivago, Hotel Urbano, Decolar etc.).
UC 7: Planejar eventos
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 336 da Portaria n.º 671/2021, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 336 da Portaria MTP 671/2021
Elementos da competência para contextualização
Empreendedorismo, com enfoque na juventude.
Etapas de planejamento e organização de evento: concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento.
UC 8: Executar eventos
Com relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor situações de aprendizagem, no qual os alunos compreendam as diversas atividades de organização de um evento de pequeno porte, por meio da elaboração das ferramentas de controle das ações, entre outras estratégias que lhes possibilitem coordenar e supervisionar as atividades em execução com fornecedores, prestadores de serviços e equipes de trabalho, para o cumprimento do plano de ação. Devem ser abordados temas relacionados às Marcas Formativas, como realização dos trabalhos em equipe e negociação em situações adversas.