As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, ficando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem patamares crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
Para mobilizar o elemento Planejamento de Carreira, o docente deve propor atividades relacionadas ao mercado e ao mundo do trabalho, por exemplo, simulações de entrevista de emprego e outras situações de aprendizagem relacionadas aos serviços hoteleiros, postura profissional e desenvoltura verbal. Propõem-se, na abordagem desse elemento, três etapas: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui em seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazos, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
No que concerne às orientações metodológicas para as Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada Projeto Integrador, ressalta-se que os temas geradores correspondentes a cada ocupação do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros devem se basear em problemas da realidade dessas ocupações, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações, relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Devem também contemplar conteúdos da formação humanística e científica indicados no inciso III, Art. 10, da Portaria 723/12. Nesse sentido, as propostas devem contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes e ter como foco a vida e a carreira do jovem aprendiz, ultrapassando, portanto, a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais Unidades Curriculares.
Obs.: caso o Departamento Regional possibilite, excepcionalmente, a flexibilidade de ingresso de aprendizes no curso em andamento, atendendo ao que consta no Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego, essa deve ocorrer, obrigatoriamente, na primeira Unidade Curricular de cada ocupação, ou seja, UC 1, UC 4 e UC 7.
Orientações gerais para todas as Unidades Curriculares
Recomenda-se ao docente no desenvolvimento das Unidades Curriculares a realização de atividades como dramatizações, situações-problema, pesquisas, debates e júri simulado. Esses exercícios possibilitam ao docente avaliar as Marcas Formativas como o domínio técnico-científico e a visão crítica que ficam evidentes na fundamentação de uma análise de estudo de caso, na resolução de uma situação-problema ou na defesa de um ponto de vista, bem como subsidiam a avaliação do desenvolvimento das competências, por meio de seus indicadores.
Da mesma forma, trabalhos em grupo, como projetos que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável, empreendedora e saudável, bem como o protagonismo juvenil, social e econômico.
Entrevistas com profissionais da área, bem roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, realizadas nos ambientes das organizações, proporcionam momentos de síntese e aplicação, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula.
Para o desenvolvimento da Prática Profissional da Aprendizagem, é necessário considerar todo o Decreto n.º 6481/2008, que "regulamenta os artigos 3º, alínea "d", e 4º da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação". No curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros deve-se dar especial atenção aos seguintes itens do referido decreto: 39, 51,60, 63, 70, 72,78, 79, 80, 81, 82, 83,85, 86, 87 e 89.
Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular
UC 1: Organizar os processos de trabalho da(o) camareira(o) em meios de hospedagem
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do Art. 10, da Portaria n.º 723/12, deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos do inciso III, do Art. 10,
da Portaria n.º 723/12
e) Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
h) Formas alternativas de geração de trabalho e renda com enfoque na juventude.
i) Educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho.
Elementos da competência para contextualização
Planejamento de carreira: mundo do trabalho; formas de inserção no mercado de trabalho
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar o item "e", do Art. 10, os tipos de contrato trabalhistas, carteira de trabalho, holerite, fundo de garantia, INSS, IR, benefícios / alimentação, acordos coletivos, entre outros. Ao contextualizar o item "i", deve considerar formas para administrar o pagamento recebido, consumismo e cálculo das horas trabalhadas), com base em visitas técnicas e pesquisas de campo.
UC 2: Limpar, higienizar e arrumar as unidades habitacionais do meio de hospedagem
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do Art. 10, da Portaria n.º 723/12 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos do inciso III, do Art. 10,
da Portaria n.º 723/12
m) Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
Elementos da competência para contextualização
Princípios de sustentabilidade aplicados ao uso de recursos, descarte do lixo e destinação correta de resíduos em meios de hospedagem.
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar o item "m", do Art. 10, trabalhando com a importância do uso moderado dos recursos naturais, especialmente na troca de roupa de cama e banho, como também no descarte consciente de resíduos).
UC 4: Recepcionar e atender clientes no meio de hospedagem
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do Art. 10, da Portaria n.º 723/12 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos do inciso III, do art. 10,
da Portaria nº 723/12
j) Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.
Elementos da competência para contextualização
Planejamento de carreira: marketing e apresentação pessoal
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar o item "j", do Art. 10, trabalhando a influência e os impactos que o uso de álcool, tabaco e outras drogas podem causar na postura e apresentação pessoal do jovem aprendiz, como também a adequação ao ambiente onde está inserido).
g) Educação fiscal para o exercício da cidadania.
Direitos e deveres do consumidor
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar o item "g", do Art. 10, trabalhando com a utilização da nota fiscal e outros documentos relacionados ao consumo do hóspede, como também nas reservas de canais eletrônicos como: Booking, Trivago, Hotel Urbano, Decolar etc.)
Com relação aos elementos desta UC, o docente poderá adotar estratégias de simulação de situações do dia a dia de uma recepção hoteleira. Considerando que as atividades desse profissional demandam atendimento a clientes estrangeiros, faz-se necessário, o incentivo constante para a instrumentalização do recepcionista formado pelo Senac.
Desse modo, durante as simulações de atendimento, os docentes devem trabalhar expressões idiomáticas básicas para interlocução com clientes de língua inglesa e espanhola. Para exercitar essas expressões, recomenda-se o uso de material didático de apoio, como os livros Turismo Receptivo, da Editora Senac São Paulo, ou outros materiais que reproduzam situações de atendimento com hóspedes de língua estrangeira.
A preparação de um glossário ou portfólio com expressões idiomáticas também é recomendada como estratégia para a prática do idioma durante o curso. Cabe ressaltar que o idioma deve ser abordado como forma de estimular o aluno a buscar aperfeiçoamento nessa área para sua prática profissional. O curso não se compromete com o desenvolvimento da habilidade de comunicação em outros idiomas.
UC 5: Elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da recepção em meios de hospedagem
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do Art. 10, da Portaria n.º 723/12 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos do inciso III, do Art. 10,
da Portaria n.º 723/12
a) Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital.
b) Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
Elementos da competência para contextualização
Procedimentos de reserva
(Ao abordar esse elemento, o docente deverá contextualizar os itens "a" e "b", do Art. 10, trabalhando com foco nas reservas de canais eletrônicos como: Booking, Trivago, Hotel Urbano, Decolar etc.).
UC 7: Planejar eventos de pequeno porte
Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do Art. 10, da Portaria n.º 723/12 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:
Conteúdos do inciso III, do Art. 10,
da Portaria n.º 723/12
d) Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe.
Elementos da competência para contextualização
Etapas de planejamento e organização de evento: concepção, pré-evento, trans-evento e pós-evento.
UC 8: Organizar e realizar eventos de pequeno porte
Com relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor situações de aprendizagem, no qual os alunos compreendam as diversas atividades de organização de um evento de pequeno porte, por meio da elaboração das ferramentas de controle das ações, entre outras estratégias que lhes possibilitem coordenar e supervisionar as atividades em execução com fornecedores, prestadores de serviços e equipes de trabalho, para o cumprimento do plano de ação. Devem ser abordados temas relacionados às Marcas Formativas, como realização dos trabalhos em equipe e negociação em situações adversas.
UC 9: Avaliar os resultados de eventos de pequeno porte
Com relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno avaliar os resultados do evento, bem como o grau de satisfação dos participantes e envolvidos, por meio da elaboração e aplicação de questionários durante a execução do evento, relatórios das ações realizadas, prestação de contas, reunião com as equipes de trabalho, feedback aos clientes e parceiros e redação de correspondências de agradecimento aos envolvidos no evento.
Apêndice A
Temas geradores para o curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros:
UC 3: Invisibilidade corporativa: como romper barreiras?
A invisibilidade corporativa é um tema que está relacionado a pessoas que exercem profissões desprovidas de status, glamour, reconhecimento social e até mesmo adequada remuneração. Alguns profissionais da hotelaria, como a(o) Camareira(o), sofrem de uma aparente invisibilidade no espaço de trabalho, mesmo realizando tarefas imprescindíveis nos meios de hospedagem. Com isso, podem passar despercebidos em seu efetivo papel de organizar os processos de trabalho, limpar, higienizar e arrumar Unidades Habitacionais, ignorando-se a necessidade de pertencimento e desejo de reconhecimento próprios do ser humano. A falta de reconhecimento gera invisibilidade da(o) Camareira(o).
As variáveis que podem legitimar este estigma relacionam-se aos estereótipos, cultura organizacional, perfil dos líderes, estilo de vida contemporâneo, dentre outros.
Esta reflexão pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos romper com os paradigmas que perpetuam a invisibilidade das pessoas no ambiente de trabalho, seja pela ocupação, gênero, idade, experiência de trabalho, nível de escolaridade, etc. O docente deve possibilitar condições para que os jovens discutam e reflitam sobre os seguintes conteúdos de formação humanística e científica: educação para a saúde sexual reprodutiva, com enfoque nos direitos sexuais e nos direitos reprodutivos e relações de gênero, direitos humanos, com enfoque no respeito a orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política, diversidade cultural brasileira e incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental. Esses conteúdos devem estar relacionados com a experiência vivenciada ou observada na empresa em que realizam a prática profissional.
O docente poderá propor aos alunos diferentes situações-problemas envolvendo o contexto profissional, que busquem valorizar o papel de cada pessoa no ambiente de trabalho, resgatando a visibilidade e a importância de cada um. Essas atividades, juntamente com o contexto do cotidiano do aluno, contribuirão para a articulação das dimensões profissional e humanística que se deseja para a formação do jovem.
UC6: O impacto da comunicação intersetorial na excelência do atendimento ao hóspede
Um dos grandes desafios para o alcance da excelência no atendimento ao hóspede está no fluxo de comunicação entre os setores de recepção e governança. A recepção porque depende da liberação das UHs para efetivar os procedimentos de check-in e check-out. E a governança porque necessita de informações efetivas para organizar os processos de trabalho.
A partir desse contexto, os docentes deverão propor situações de aprendizagem que contemplem o estabelecimento de padrões de excelência para a recepção em meios de hospedagem, considerando as particularidades do tipo/classificação, perfil do hóspede e das especificidades regionais, como também os seguintes conteúdos de formação humanística e científica: comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital; organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe; incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania e políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e jovens.
O docente poderá propor aos alunos diferentes situações-problemas envolvendo o contexto profissional, que busquem valorizar o papel de cada pessoa no ambiente de trabalho, resgatando a visibilidade e a importância de cada um. Essas atividades, juntamente com o contexto do cotidiano do aluno, contribuirão para a articulação das dimensões profissional e humanística que se deseja para a formação do jovem.
UC10: Organização de ciclo de palestras sobre planejamento de carreira do profissional em meios de hospedagem
Uma das tendências do segmento hoteleiro é captar e realizar eventos em suas dependências. Nesse contexto, o organizador de eventos é o profissional responsável pelo planejamento, organização, execução e avaliação de eventos. Para dar apoio ao setor de eventos dos meios de hospedagem, outros setores são envolvidos, como a governança e a recepção.
A partir do exposto, os docentes deverão propor um ciclo de palestras, no qual os alunos realizarão as etapas que compõem o pré-evento, trans-evento e pós-evento. É importante que as palestras abordem temas relacionados à educação para a saúde sexual reprodutiva, com enfoque nos direitos sexuais e nos direitos reprodutivos e relações de gênero; políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e jovens; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania; formas alternativas de geração de trabalho e renda com enfoque na juventude; educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho, especialmente nas ocupações de Camareira e Recepcionista em Meios de Hospedagem.