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Supervisão de Governança

Supervisão de Governança

Este curso é destinado a profissionais que atuam ou já atuaram como camareira(o) em meios de hospedagem e tem como objetivo desenvolver competências na atuar na supervisão,  aplicando os fundamentos do segmento de turismo e da hotelaria, bem como, na orientação da equipe dos serviços relacionados à prática das(os) camareiras(os) sob sua supervisão que estão na operacionalização dos procedimentos de governança em meios de hospedagem.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular:

 

UC1: Aplicar os fundamentos dos segmentos de turismo e hotelaria na atuação de supervisão do trabalho coletivo

 

Os alunos devem ser orientados a realizar o planejamento de sua carreira, tendo em vista a análise dos cenários de trabalho e emprego em sua região, conforme o investimento pessoal e profissional.

 

Sugere-se que os alunos pesquisem sobre a diversidade, tipologia, segmentação do mercado, categorias de UHs e serviços oferecidos por empreendimentos hoteleiros, por meio de visitas técnicas, pesquisas em sites ou revistas especializadas. E, assim, identifiquem os possíveis desafios profissionais que cada empreendimento possui, propondo também meios para superá-los.

 

Propõe-se que os alunos pesquisem em sites e revistas especializadas em Hotelaria e Turismo sobre atitudes éticas na atuação do(a) profissional supervisor(a) de governança. Esse tema deve permear todas as Unidades Curriculares, mas poderá ser trabalhado de maneira mais expressiva, visto que corresponde ao tratamento de situações do dia a dia do(a) supervisor(a) de governança, cujas atitudes são colocadas à prova a todo momento.

 

Recomenda-se que os termos técnicos sejam constantemente trabalhados e reforçados em sala de aula, visto que o vocabulário da hotelaria é carregado de palavras de origem inglesa e precisam ser interpretadas e utilizadas de maneira adequada para o bom desempenho do trabalho.

 

Sugere-se que, ao longo dessa UC, os alunos possam assistir a vídeos/filmes, realizar diversos estudos de caso e ter acesso a revistas eletrônicas e demais fontes de informações das quais possam constantemente dialogar e refletir sobre o perfil profissional da(o) supervisor(a) de governança e, assim, reforçar atitudes positivas e coerentes com as expectativas do mercado.

 

UC 2: Planejar, orientar e supervisionar a equipe de camareiras(os) na operacionalização dos procedimentos de governança em meios de hospedagem

 

Sugere-se que o(a) supervisor(a) de governança, por meio de pesquisas, visitas técnicas, dentre outras fontes, possa praticar em laboratório de camareira as técnicas de arrumação de camas e supervisão de UHs, a fim de melhor orientar a equipe de camareiras e desenvolver suas atividades.

 

Recomenda-se que durante essa UC os alunos pesquisem sobre ergonomia, saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho, aplicadas às atividades profissionais do(a) supervisor(a) de governança, a fim de conhecer os riscos inerentes à profissão e reduzir as possibilidades de acidentes profissionais, assim como orientar as equipes de camareiras.

 

Sugere-se que os alunos realizem experimentação das atividades do cotidiano profissional, a partir de visitas técnicas e simulações, experiências diversificadas nas quais estejam previstas trabalho em equipe e o atendimento a hóspedes com características diversas e demandem, por consequência, atendimentos diferenciados e cuidados específicos na arrumação da UH.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

      8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

8.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

 

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

8.1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

8.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

 

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

 

            8.2. Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

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