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Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Asseio e Conservação

Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Asseio e Conservação

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
  • Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.

As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento da marca formativa Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.

Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.

No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.

 

Orientações Gerais para todas as Unidades Curriculares:

 

Recomenda-se ao docente a realização de atividades como dramatizações, resolução de situações-problema, pesquisas, debates e júri simulado. Essas estratégias possibilitam ao docente avaliar Marcas Formativas como o domínio técnico-científico e a visão crítica, uma vez que podem ser observadas quando os alunos apresentam a fundamentação de uma análise de estudo de caso, a resolução de uma situação-problema ou a defesa de um ponto de vista, além de subsidiarem a avaliação do desenvolvimento das competências.

Da mesma forma, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável, empreendedora e saudável, bem como o protagonismo juvenil, social e econômico.

Entrevistas com profissionais da área, roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, podem ser realizadas nos ambientes das organizações, já que proporcionam momentos de análise e síntese quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1:

 

Nesta Unidade Curricular, quando o docente trabalhar o elemento “planejamento de carreira”, deverá contextualizar os conteúdos de formação humana e científica, indicados no inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12 e descritos a seguir: formas alternativas de geração de trabalho e renda com enfoque na juventude e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho; educação financeira e para o consumo; Educação para a saúde sexual reprodutiva, com enfoque nos direitos sexuais e nos direitos reprodutivos e relações de gênero; políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e jovens.

Os alunos devem ser orientados a realizar o planejamento de sua carreira, tendo em vista a análise dos cenários de trabalho e emprego em sua região e perspectiva de investimento pessoal e profissional.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2:

 

Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

 

Conteúdos do inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12

Elementos da competência para contextualização

Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;

  • Comunicação: coerência, articulação, vícios de linguagem, gírias, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal e gesticulação.

Diversidade cultural brasileira;

  • Métodos de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, estratégias, táticas, ferramentas e resolução.

Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;

  • Zelo na apresentação pessoal e postura profissional na abordagem e no atendimento a clientes.

Educação fiscal para o exercício da cidadania.

  • Análise básica de orçamentos e quantitativos

 

Em relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor discussões relacionadas ao atendimento, abordando a diversidade tanto no que se refere ao público (pessoas com deficiência, condôminos no contexto da diversidade cultural, religiosa, de gênero, faixa etária, dentre outros). Para isso, sugere-se a realização de simulações de atendimento, levando em consideração a postura e etiqueta social e profissional, a desenvoltura verbal, o consumo consciente, além de propor a resolução de conflitos e atendimentos específicos de acordo com suas características.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 3, 6 e 9: Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços de Asseio e Conservação 1, 2 e 3.

 

Recomenda-se que o docente responsável apresente os temas geradores na primeira semana de contato dos discentes com as unidades curriculares 1, 4 e 9, que devem validá-lo, podendo sugerir modificações ou acréscimos para a proposta. Cabe ao(s) docente(s) avaliar(em) com os discentes a pertinência e a viabilidade das adequações. É essencial estabelecer cronograma de trabalho, com etapas e prazos para as entregas, apresentando-o formalmente aos discentes.

O docente pode optar por trabalhar com um tema gerador diferente daqueles sugeridos no Plano de Curso, desde que constitua uma situação-problema e atenda aos indicadores para avaliação. No desenvolvimento do Projeto Integrador, recomenda-se priorizar pesquisas de campo por meio de vivências, práticas, visitas técnicas, entrevistas com pessoas do mercado de trabalho, entre outras atividades. Quando não for possível a vivência em ambiente real de trabalho, sugere-se o uso de estratégias, como simulação, resolução de situações problema e estudo de casos por meio de recursos como vídeos, reportagens e casos fictícios baseados na realidade. Pesquisas e visitas técnicas feitas nas demais Unidades Curriculares também servem de subsídio para o desenvolvimento do projeto.

É fundamental que o docente responsável pelo Projeto Integrador realize seu planejamento com os demais docentes do curso, no sentido de incentivar a participação ativa dos envolvidos e reforçar as contribuições de cada Unidade Curricular para o projeto. Os docentes devem acompanhar as entregas parciais, quando houver e conforme previsto no cronograma, auxiliando os alunos na realização e consolidação das pesquisas. É importante que todos os docentes do curso participem da elaboração, execução e apresentação dos respectivos resultados.

No momento de síntese, é feita a sistematização das informações e referências pesquisadas e das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, de modo que a análise desse processo subsidie a construção das respostas e a apresentação das soluções encontradas pelos discentes.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 4:

 

Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

 

Conteúdos do inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12

Elementos da competência para contextualização

Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos;

  • Simbologia de projetos elétricos e de sistemas mecânicos.
  • Elaboração de planos de manutenção de sistemas específicos e relatório de manutenção (para reportar os reparos realizados e eventuais medidas futuras).

Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe;

  • Empatia, flexibilidade e dinamismo no atendimento aos condôminos e com equipes de trabalho.

 

Ao promover situações de aprendizagem para o desenvolvimento da UC 4, o docente deve favorecer a pesquisa em fontes diversas e oportunidades de visitas técnicas e interação, discussão e reflexão sobre questões e problemas do processo de aprendizagem e da ocupação, proporcionando aos alunos condições de avaliação, juntamente com os docentes, coordenadores e supervisão pedagógica. É importante privilegiar na execução das atividades de aprendizagem a contextualização, a demonstração, a simulação e a vivência real em empreendimentos/condomínios e verificação das condições ideais para o funcionamento dos equipamentos e maquinários disponíveis, de acordo com as questões de segurança e consciência socioambiental. A Unidade de Ensino poderá firmar parcerias para proporcionar aos alunos o manuseio e a utilização dos equipamentos de proteção individual.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 5:

 

Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

 

Conteúdos do inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12

Elementos da competência para contextualização

Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA;

 

  • Zelo pela segurança nos processos de trabalho.
  • Respeito às normas de segurança durante as atividades de trabalho.

 

Considerando que o Auxiliar de Manutenção Predial auxilia na realização de manutenção e pequenos reparos diretos a um quantitativo diversificado de equipamentos prediais, é importante o planejamento de estratégias e cronogramas do trabalho, sendo individual ou em equipe, do estabelecimento de relações interpessoais construtivas e comunicativas, da comunicação assertiva e segurança na postura e no posicionamento profissional. Sugere-se que o docente crie momentos de discussão em grupo e vivências da relação intra e interpessoal, promovendo estudos, debates, visitas técnicas, entrevistas com profissionais para os alunos se aproximarem da área e conhecerem o mercado, seus desafios e possibilidades, vivências sobre as questões éticas e ambientais do seu local de trabalho e da sociedade como um todo. São propostas que não deixam de considerar a experiência e/ou conhecimentos prévios dos alunos como estratégia para a atribuição de significados.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 7:

 

Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

 

Conteúdos do inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12

Elementos da competência para contextualização

Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política;

  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres e práticas comerciais.

 

Semelhante as instruções da UC6, sugere-se que o docente crie momentos de discussão em grupo e vivências da relação intra e interpessoal, promovendo estudos, debates, visitas técnicas, entrevistas com profissionais para os alunos se aproximarem da área e conhecerem o mercado, seus desafios e possibilidades, vivências sobre as questões éticas e ambientais do seu local de trabalho e da sociedade como um todo. São propostas que não deixam de considerar a experiência e/ou conhecimentos prévios dos alunos como estratégia para a atribuição de significados.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 8:

 

Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados no inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

Conteúdos do inciso III, do art. 10, da Portaria nº 723/12

Elementos da competência para contextualização

Noções de direitos de saúde e segurança no trabalho.

  • Legislações e normas orientadoras: Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), normas de armazenamento de resíduos sólidos e resíduos infectantes e perfuro cortantes (NR 32).

Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.

  • Classificação dos resíduos: riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública.
  • Aspectos e impactos ambientais.

 

Sugere-se que o docente proponha aos alunos simulações e atividades práticas relacionadas ao cotidiano dos alunos, assim como visitas técnicas ou pesquisa de campo em estabelecimentos de coletas e armazenamentos de resíduos.

 Recomenda-se ao docente propor ações de pesquisa, como pesquisas na internet, bibliografias referentes à legislação e a aspectos ambientais e palestras com profissionais da área. Também se propõe ao docente a resolução de estudos de caso, situações-problema para o grupo de alunos, entre outros.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

        8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

8.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

 

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

8.1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

8.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

 

  • Aprovado - AP
  • Reprovado – RP

 

8.1.4. Fluxo do processo de registro da avaliação

8.1.4.1. Por Unidade Curricular:

8.1.4.2. Ao final do curso:

 

8.2. Recuperação

 

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

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