Alterne entre as áreas

Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis

Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
  • Estimular, por meio de situações de aprendizagem, o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.

As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.

Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.

No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).

Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.

No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.

O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.

Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.

Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.  

 

Obs.: Caso o Departamento Regional possibilite, excepcionalmente, a flexibilidade de ingresso de aprendizes no curso em andamento, atendendo ao que consta no Manual da Aprendizagem, do Ministério do Trabalho e Emprego, esta deve ocorrer, obrigatoriamente, na primeira Unidade Curricular de cada ocupação, ou seja, UC 1, UC 4 e UC8.

 

Orientações metodológicas gerais para todas as Unidades Curriculares:

 

Recomenda-se ao docente no desenvolvimento das Unidades Curriculares a realização de atividades como dramatizações, situações problema e pesquisas, após as quais possa realizar debates e júri simulado. Este exercício possibilita ao docente avaliar as Marcas Formativas, como por exemplo, o domínio técnico e científico e a visão crítica que ficam evidentes na fundamentação de uma análise de estudo de caso, na resolução de uma situação problema ou na defesa de um ponto de vista, bem como também subsidiam a avaliação do desenvolvimento das competências, por meio de seus indicadores.

Da mesma forma, trabalhos em grupo, como projetos, que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável e empreendedora, bem como o protagonismo juvenil, social e econômico.

Entrevistas com profissionais da área bem roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, realizadas por estes últimos em ambientes das organizações proporcionam momentos de síntese e aplicação, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula.

Conforme legislação vigente, até 10% da carga horária teórica pode ser feita de maneira flexível por meio de atividades de qualificação complementar, as quais incluem atividades não presenciais, encontros temáticos, visitas culturais, dentre outros. Caberá a cada Departamento Regional especificar as atividades de qualificação complementar que serão realizadas regionalmente no âmbito deste curso

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1: Manusear produtos e equipamentos de trabalho.

 

Os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE n.º 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023:   

1. Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;  

1.1 Elementos da competência para contextualização:

Comunicação nas atividades de Frentista: oral e escrita. 

2. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude;

2.1 Elementos da competência para contextualização:

Direitos e deveres do Frentista: leis trabalhistas, tipos de vínculos, convenções sindicais. 

 Normas de Saúde e Segurança do Trabalho do Frentista. 

 Ficha de Informações de Segurança dos Produtos Químicos (FISPQ). 

 Ergonomia no espaço de trabalho do Frentista. 

 EPI e EPC: utilização em operações no posto de combustível. 

 Normas regulamentadoras utilizadas nos postos de combustíveis 

 3. Inclusão digital, letramento digital e ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações e outros;  

3.1 Elementos da competência para contextualização:

Softwares de operações financeiras em postos de serviços. 

4. Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional;  

4.1 Elementos da competência para contextualização:

Estrutura organizacional dos postos de combustíveis. 

Descrição e função do cargo de Frentista 

5. Noções e competências para economia verde e azul;  

5.1 Elementos da competência para contextualização:

Procedimentos de proteção ao meio ambiente.

Ao promover situações de aprendizagem para o desenvolvimento da UC 1, o docente deve favorecer a pesquisa em fontes diversas e oportunidades de visitas técnicas e interação, discussão e reflexão sobre questões e problemas do processo de aprendizagem e da ocupação, proporcionando aos alunos condições de avaliação, juntamente com os docentes, coordenadores e supervisão pedagógica. É importante privilegiar na execução das atividades de aprendizagem a contextualização, a demonstração, a simulação e a vivência real em postos de combustíveis, abastecimento e verificação das condições ideais para o funcionamento dos veículos, de acordo com as questões de segurança e consciência socioambiental. Nessa UC, deverão ser trabalhadas as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Porém, outras poderão ser utilizadas e articuladas, conforme a necessidade do curso. A Unidade de Ensino poderá firmar parcerias para proporcionar aos alunos o manuseio e a utilização dos equipamentos de proteção individual.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2: Executar procedimentos de atendimento ao cliente no abastecimento de veículos, venda de produtos e serviços.

 

Os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE n.º 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023:   

1. Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;  

1.1 Elementos da competência para contextualização:

Técnicas de atendimento ao cliente. 

 Técnicas de venda na pista. 

Apresentação e comercialização de produtos e serviços.

2. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos 

2.1 Elementos da competência para contextualização: 

Cálculos com as quatro operações básicas, fração, números decimais, regra de três simples, porcentagem e descontos simples e compostos. 

3. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude 

3.1 Elementos da competência para contextualização: 

Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres em postos de combustíveis. 

 Prevenção de incêndios: procedimentos de segurança e orientação aos clientes. 

 Primeiros socorros em situação de emergência. 

 4. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora 

4.1 Elementos da competência para contextualização:

Tipos de clientes: pessoas com deficiência, idosos, gestantes etc. 

Considerando que o Frentista realiza atendimentos diretos a um público diversificado, é importante o planejamento de estratégias promotoras do trabalho em equipe, do estabelecimento de relações interpessoais construtivas e comunicativas, da comunicação assertiva e segurança na postura e no posicionamento profissional. Sugere-se que o docente crie momentos de discussão em grupo e vivências da relação intra e interpessoal, promovendo estudos, debates, visitas técnicas, entrevistas com profissionais para os alunos se aproximarem da área e conhecerem o mercado, seus desafios e possibilidades, vivências sobre as questões éticas e ambientais do seu local de trabalho e da sociedade como um todo. São propostas que não deixam de considerar a experiência e/ou conhecimentos prévios dos alunos como estratégia para a atribuição de significados. Também devem ser promovidas atividades de simulação de vendas em postos de combustíveis e de atitudes básicas de combate a incêndios.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 4: Realizar ações de promoção de mercadorias, produtos, serviços e marcas em diferentes canais de vendas.

 

Os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE n.º 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023:

1. Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;  

1.1 Elementos da competência para contextualização:

Técnicas de negociação: principais formas de abordagens, tipos de clientes. 

2. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos;  

2.1 Elementos da competência para contextualização:

Operações matemáticas: pesos e medidas, frações, regra de três simples, porcentagem. 

3. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude;  

3.1 Elementos da competência para contextualização:

Prevenção de acidentes, manuseio e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no PDV. 

4. Educação financeira;  

4.1 Elementos da competência para contextualização:

Documentos aplicados às ações do promotor de vendas: pedido de reposição de estoques, relatório de perda de produtos, fichas de controle de estoque.

Indicadores de comercialização:  conceito e aplicação, preenchimento de relatório de desempenho de vendas. 

 Fluxo de produtos no PDV e estoque: requisição; reposição; retirada; devolução. Integração entre frente de loja e estoque. 

5. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude;  

5.1 Elementos da competência para contextualização:

Merchandising: histórico, definição, plano, características; promoção de vendas; materiais de pontos de venda; técnicas de merchandising no ponto de venda; tipos de ferramentas de merchandising, como amostras, brindes, cupons, sorteios, entre outros. 

6. Inclusão digital, letramento digital e ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações e outros;  

6.1 Elementos da competência para contextualização:

Tecnologias da informação e comunicação: Sistema operacional cliente, apresentação eletrônica, editor de textos, planilha eletrônica, internet, e-mail. 

7. Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho;  

7.1 Elementos da competência para contextualização:

Tecnologias: incorporação de novas tecnologias no varejo local e PDV. 

Recomenda-se ao docente que, no desenvolvimento das aulas, sejam realizadas atividades como simulações, dramatizações, estudos de caso, situações-problema e pesquisas, promovendo debates, e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas.

Os estudos de caso devem abordar cenários e aspectos locais envolvendo os alunos na sua realidade de atuação e devem explorar exemplos de normas/regras internas de empresas conforme práticas do mercado de diferentes segmentos do Comércio de Bens e serviços.

Visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área, são essenciais para uma abordagem que torne possível verificar aspectos relacionados à atuação desse profissional na prática, o que contribui para a observação das atitudes e dos valores mobilizados pelos alunos em diferentes contextos e situações. O docente pode elaborar, com os alunos, roteiros para entrevistas com profissionais da área, orientando quanto à aplicação do instrumento e debatendo seus resultados em sala de aula. É importante prever visitas técnicas a estabelecimentos do comércio que pratique exposição de produtos em formato de PDV, com o objetivo de proporcionar ao educando contato direto com a profissão e ao observar a rotina de trabalho dos promotores de venda. Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para elaboração de relatórios, simulações e debates em sala de aula.

O docente pode planejar situações de aprendizagem que propiciem a vivência das ações profissionais do promotor de vendas, como por exemplo: negociar e montar áreas de exposição (PDV), planejar promoção de vendas, aplicar técnicas de identidade visual no ponto de venda (PDV), aplicar técnicas de organização e exposição de produtos no ponto de venda, divulgar mercadorias e produtos.

Proporcionar o uso de tecnologias em sala de aula e buscar parcerias para demonstração das tecnologias utilizadas pelo Promotor de vendas na sua prática profissional.

A sala de aula invertida, ensino híbrido e Rotação em estações de trabalho, são boas estratégias para diversificar as aulas.

Além da avaliação do desenvolvimento das competências, o docente deve também prever estratégias de autoavaliação da aprendizagem dos alunos.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 5: Apresentar mercadorias, produtos e serviços.

 

Os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE n.º 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023:

1. Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;  

1.1 Elementos da competência para contextualização:

Atendimento e abordagem ao cliente: técnicas, relação entre atendimento e vendas, regras de atendimento.

Comunicação: coerência, articulação, vícios de linguagem, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal e gesticulação.   

2. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude;  

2.1 Elementos da competência para contextualização:

Métodos de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, estratégias, táticas, ferramentas e resolução. 

3. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude;  

3.1 Elementos da competência para contextualização:

Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres e práticas comerciais. 

Recomenda-se ao docente utilizar filmagens com dispositivos móveis para simular orientação sobre diferentes mercadorias e produtos e promover debates a respeito da qualidade das informações prestadas.

Além disso pode promover pesquisas a respeito de diferentes marcas e suas mercadorias e produtos encontrados no comércio local e de como organizar estas informações para consultas com o objetivo de se preparar para orientações aos clientes.

É importante a simulação que possibilite abordar e atender clientes, apresentar mercadorias, produtos e serviços, administrar o tempo e a atividade de trabalho, entre outras de igual importância no fazer profissional.

Proporcionar o uso de tecnologias em sala de aula e buscar parcerias para demonstração das tecnologias utilizadas pelo Promotor de vendas na sua prática profissional.

A sala de aula invertida, ensino híbrido e Rotação em estações de trabalho, são boas estratégias para diversificar as aulas.

Além da avaliação do desenvolvimento das competências, o docente deve também prever estratégias de autoavaliação da aprendizagem dos alunos.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade curricular 7: Organizar e executar atividades de apoio aos processos da Organização.

 

Os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE n.º 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023:

1. Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;  

1.1 Elementos da competência para contextualização:

Atendimento ao cliente: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente. Gestão de conflitos. Relacionamento interpessoal; comunicação oral, formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), técnicas de negociação. 

2. Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional;  

2.1 Elementos da competência para contextualização:

Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, preparação de currículos, entrevista de emprego. 

3. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude;  

3.1 Elementos da competência para contextualização:

Noções das principais funções organizacionais: Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing e Vendas e Jurídico: forma e importância da atuação do setor na Organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados. 

 Noções de cultura organizacional: conceitos e elementos. 

Os alunos devem ser orientados a realizar o planejamento de sua carreira tendo em vista a análise dos cenários de trabalho e emprego em sua região e conforme seu investimento pessoal e profissional.

Recomenda-se ao docente que contemple atividades como dramatizações, análise de situações problemas e pesquisas, após as quais possa realizar debates e júri simulado. Esse exercício possibilita ao docente avaliar as Marcas Formativas, como o domínio técnico e científico e a visão crítica, que ficam evidentes na fundamentação de uma análise de situações problemas, na resolução de uma situação-problema ou na defesa de um ponto de vista, bem como subsidia a avaliação do desenvolvimento das competências por meio de seus indicadores.

Da mesma forma, trabalhos em grupo, como projetos, que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem boas possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativas, sustentáveis e empreendedoras.

Na descrição de situações problemas, dramatização de situações de trabalho, visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área que envolvam conflitos e aspectos relacionados à diversidade de pessoas que compõem os quadros funcionais das organizações, é possível também observar as atitudes e os valores adotados pelos alunos bem como o desenvolvimento das Marcas Formativas.

Entrevistas com profissionais da área bem roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, realizadas em ambientes das organizações, proporcionam bons momentos de síntese e aplicação, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. Além disso, permitem, igualmente, boas possibilidades de desenvolvimento das Marcas Formativas e avaliação do desenvolvimento das competências.

O docente deve proporcionar atividades em laboratórios de informática para a produção e edição de textos e de planilhas eletrônicas, efetuando as correções gramaticais necessárias, incentivando a escrita e a utilização de recursos tecnológicos para a simulação da tramitação de documentos nos processos da organização.

Sugere-se ao docente propor aos alunos, no decorrer das Unidades Curriculares, que elaborem um manual de boas práticas para o Assistente Administrativo, o qual poderá se constituir em fonte de consulta quando de sua atuação no mercado de trabalho.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade curricular 8: Elaborar, organizar e controlar documentos da Organização.

 

Os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE n.º 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir:

Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023:

1. Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;  

1.1 Elementos da competência para contextualização:

Técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortografia aplicáveis. 

2. Inclusão digital, letramento digital, ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações e outros;  

2.1 Elementos da competência para contextualização:

Sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e e-mail. 

 Planilhas para organização de dados: elaboração e formatação. 

 Modelo de documentos: ata, carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, contrato, edital. 

Os alunos devem ser orientados a realizar o planejamento de sua carreira tendo em vista a análise dos cenários de trabalho e emprego em sua região e conforme seu investimento pessoal e profissional.

Recomenda-se ao docente que contemple atividades como dramatizações, análise de situações problemas e pesquisas, após as quais possa realizar debates e júri simulado. Esse exercício possibilita ao docente avaliar as Marcas Formativas, como o domínio técnico e científico e a visão crítica, que ficam evidentes na fundamentação de uma análise de situações problemas, na resolução de uma situação-problema ou na defesa de um ponto de vista, bem como subsidia a avaliação do desenvolvimento das competências por meio de seus indicadores.

Da mesma forma, trabalhos em grupo, como projetos, que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem boas possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativas, sustentáveis e empreendedoras.

Na descrição de situações problemas, dramatização de situações de trabalho, visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área que envolvam conflitos e aspectos relacionados à diversidade de pessoas que compõem os quadros funcionais das organizações, é possível também observar as atitudes e os valores adotados pelos alunos bem como o desenvolvimento das Marcas Formativas.

Entrevistas com profissionais da área bem roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, realizadas em ambientes das organizações, proporcionam bons momentos de síntese e aplicação, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. Além disso, permitem, igualmente, boas possibilidades de desenvolvimento das Marcas Formativas e avaliação do desenvolvimento das competências.

O docente deve proporcionar atividades em laboratórios de informática para a produção e edição de textos e de planilhas eletrônicas, efetuando as correções gramaticais necessárias, incentivando a escrita e a utilização de recursos tecnológicos para a simulação da tramitação de documentos nos processos da organização.

Sugere-se ao docente propor aos alunos, no decorrer das Unidades Curriculares, que elaborem um manual de boas práticas para o Assistente Administrativo, o qual poderá se constituir em fonte de consulta quando de sua atuação no mercado de trabalho.

Sugere-se também ao docente utilizar, quando possível, dispositivos móveis para consulta em dicionário.

 

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 3, 6 e 9: Projeto Integrador

 

Projeto Integrador Frentista

A proposta 1 do PI prioriza o atendimento eficiente e eficaz aos clientes, considerando sua diversidade e localização, de acordo com as características regionais e geográficas dos postos de gasolina, tais como os postos de abastecimento de embarcações sobre rios. Para a realização do projeto, recomenda-se pesquisas in loco, vivências em ambiente real ou o uso de estratégias como resolução de situações-problema e estudos de caso, por meio de recursos como vídeos, reportagens e casos fictícios baseados na realidade, bem como práticas, visitas técnicas e entrevistas realizadas durante o desenvolvimento das Unidades.

Quanto à proposta 2, a tônica é incentivar a pesquisa, o conhecimento e a aplicação das Normas de Segurança, fundamentais para esse segundo tema gerador. A execução das atividades de aprendizagem que possibilitem situações de vivência semelhante ao ambiente real de atuação da ocupação dará aos alunos a dimensão dos riscos à saúde e à segurança do trabalhador na execução de suas atribuições como Frentista.

A sistematização das informações, referências pesquisadas e atividades desenvolvidas nas duas propostas devem subsidiar produtos/soluções criativas e inovadoras para os problemas analisados.

 

Projeto Integrador Promotor de Vendas

Recomenda-se ao docente que, após a definição do tema, elabore com os alunos um plano de ação com as devidas entregas, que deverão ocorrer durante as UCs 1 e 2. Como estratégia metodológica sugere-se a realização de pesquisas sobre mercadorias e produtos, locais comerciais nos quais podem ser realizadas entregas do Projeto Integrador e que os alunos possam utilizar filmagens com dispositivos móveis para realizar entrevistas, analisar a organização de espaços comerciais apresentar entregas que envolvam orientação a clientes e organização de ambientes com a exposição de produtos. Recomenda-se que o docente possa acompanhar as visitas dos grupos ou caso não seja possível que certifique-se de sua devida apresentação como alunos da instituição.

 

Projeto Integrador Assistente Administrativo

Recomenda-se que o docente responsável apresente o tema gerador na primeira semana de contato com os alunos. Estes, por sua vez, devem validar o tema, podendo sugerir modificações ou acréscimos para a proposta, cabendo aos docentes avaliar juntamente com os alunos a pertinência e a viabilidade das adequações. É essencial estabelecer o cronograma de trabalho, com etapas e prazos para as entregas.

Caso o docente opte por trabalhar com um tema gerador diferente daqueles sugeridos no Plano de Curso, recomenda-se priorizar pesquisas de campo por meio de vivências, práticas, visitas técnicas, entrevistas com pessoas do mercado de trabalho, entre outros. Quando não for possível a vivência em ambiente real de trabalho, sugere-se o uso de estratégias como resolução de situações problemas, por meio de recursos como vídeos, reportagens e casos fictícios baseados na realidade. As pesquisas e visitas técnicas realizadas nas demais Unidades Curriculares também servem de subsídio para o desenvolvimento do projeto.

É fundamental que o docente responsável pelo Projeto Integrador realize seu planejamento em conjunto com os demais docentes do curso, no sentido de incentivar a participação ativa dos envolvidos e reforçar as contribuições de cada Unidade Curricular para o Projeto. Os docentes devem acompanhar as entregas parciais conforme previsto no cronograma, auxiliando os grupos na realização e consolidação das pesquisas. É importante que todos os docentes do curso participem da elaboração, execução e apresentação dos respectivos resultados parciais e finais.

No momento de síntese, é realizada a sistematização das informações e referências pesquisadas e das atividades desenvolvidas no decorrer do Projeto, de modo que a análise desse processo subsidie a elaboração das respostas e a apresentação das soluções encontradas pelos alunos. Aspectos como criatividade e inovação devem estar presentes tanto nos produtos/soluções desenvolvidas como na forma de apresentação dos resultados.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

        8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

8.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

8.1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

8.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado – RP

 

8.2. Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

Avise-me sobre novas turmas

Ao realizar minha inscrição, declaro ciência de que o Senac AL tratará somente os dados pessoais necessários para realizar meu cadastro e viabilizar o retorno da Instituição com as informações acerca dos cursos de interesse e correlatos.