Sobre o curso
Promover aos participantes noções básicas da língua espanhola, focando nas atividades de cada profissional no turismo receptivo.
Promover aos participantes noções básicas da língua espanhola, focando nas atividades de cada profissional no turismo receptivo.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão a partir do marco comum europeu, considerando as possibilidades de atuação e os campos de trabalho deste egresso. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da atuação de usabilidade da língua aprendida.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com os contextos de sua atuação.
Recomenda-se aos docentes realizarem atividades relacionadas às aspirações profissionais e pessoais dos alunos, conjuntamente ao desenvolvimento das marcas formativas. A partir da reflexão sobre si mesmo e da identificação das características necessárias aos futuros egressos, os alunos podem encontrar elementos para iniciar ou dar continuidade ao seu percurso nas etapas do Avançado, bem como níveis C1 e C2, tendo em vista aprimorar cada vez mais suas competências.
O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira e/ou de vida considerando os seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas aspirações e competências requeridas relacionadas à língua para sua progressão; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua via e/ou carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: refletir sobre o itinerário formativo e possibilidades para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a inovação, a autonomia e o dinamismo, trabalhando de forma lúdica e criativa, fazendo uso de atividades que promovam a interação dos alunos e o desenvolvimento das habilidades de fala, leitura, audição e fala na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
8.1.1. Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Ao final da Unidade Curricular
8.1.2. Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular, estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
8.1.3. Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares.
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente.
8.2. Recuperação:
A recuperação será paralela a partir da constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Mesmo o curso sendo na modalidade presencial, é possível a adoção de tecnologias da informação e comunicação enquanto recursos didáticos e estratégicos para possibilitar a superação das dificuldades por parte do aluno.
COD: 33031
COD: 2326
COD: 36608
COD: 32582
COD: 33352
COD: 40792
COD: 31785
COD: 39149
COD: 2493
COD: 51198
COD: 31961
COD: 52397
COD: 39684
COD: 2233
COD: 1915
COD: 42425
COD: 1837
COD: 2329
COD: 53087
COD: 70068
COD: 70105
COD: 43940
COD: 1551
COD: 2411
COD: 58832
COD: 39568
COD: 102965
COD: 35194
COD: 2457
COD: 110252
COD: 40702
COD: 110711
COD: 110268
COD: 1700
COD: 117684
COD: 118926
COD: 118352
COD: 43937
COD: 129247
COD: 129165
COD: 118379
COD: 118351
COD: 118265
COD: 133385
COD: 133399
COD: 133701
COD: 133704
COD: 133706
COD: 133782
COD: 133784
COD: 133786
COD: 133789
COD: 133795
COD: 133798
COD: 133811