A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados.
Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular
Recomenda-se considerar os conhecimentos prévios dos alunos sobre atendimento e a oferta turística local e regional, conduzindo-os para um processo de aprendizagem eficaz e preparando-os para dar respostas a problemas na rotina de trabalho. Sugere-se que o docente solicite aos alunos que busquem material de produtos e serviços turísticos para fins de pesquisa, com o objetivo de mapear os atrativos e infraestrutura turística, bem como a infraestrutura de apoio ao turismo local.
Reforça-se a importância da utilização de estratégias de simulação de situações da rotina de trabalho, pesquisa de campo, estudos de caso, atividades de pesquisa realizada em internet, biblioteca, revistas, jornais e informes locais e eletrônicos etc para subsidiar em prol de uma comunicação assertiva ao público.