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Qualidade no Atendimento ao Turista

Qualidade no Atendimento ao Turista

O curso de aperfeiçoamento Qualidade no Atendimento ao Turista tem como objetivo proporcionar conhecimentos quanto ao atendimento em atrativos e equipamentos turísticos.

É destinado aos profissionais, formais ou informais, e alunos dos segmentos de turismo, hospedagem, eventos, lazer e gastronomia que estejam buscando aperfeiçoamento na temática do curso.

A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados.

Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).

Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular

Recomenda-se considerar os conhecimentos prévios dos alunos sobre atendimento e a oferta turística local e regional, conduzindo-os para um processo de aprendizagem eficaz e preparando-os para dar respostas a problemas na rotina de trabalho. Sugere-se que o docente solicite aos alunos que busquem material de produtos e serviços turísticos para fins de pesquisa, com o objetivo de mapear os atrativos e infraestrutura turística, bem como a infraestrutura de apoio ao turismo local.

Reforça-se a importância da utilização de estratégias de simulação de situações da rotina de trabalho, pesquisa de campo, estudos de caso, atividades de pesquisa realizada em internet, biblioteca, revistas, jornais e informes locais e eletrônicos etc para subsidiar em prol de uma comunicação assertiva ao público.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

    1. Forma de expressão dos resultados da avaliação
      • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
      • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
      • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

      1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

 

Durante o processo

        • Atendido - A
        • Parcialmente atendido - PA
        • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

        • Atendido - A
        • Não atendido - NA

 

      1. Menção por Unidade Curricular

 

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece

o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

        • Desenvolvida - D
        • Não desenvolvida – ND

 

      1. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

 

        • Aprovado - AP
        • Reprovado - RP

 

    1. Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

 

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