As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, conceituadas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e permite desenvolvimento contínuo” (SENAC, 2022)[1].
Para tanto, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada e promove a mobilização e articulação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Esse percurso é também orientado pelas Marcas Formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados.
Dado que o uso de inteligência artificial se torna cada vez mais relevante para a atuação profissional no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Marca Formativa "Autonomia digital" desempenha um papel essencial na formação de profissionais capazes de integrar criticamente tecnologias emergentes em seus processos de trabalho, contribuindo para a inovação e a eficiência no ambiente profissional.
Nessa perspectiva, é apresentado, a seguir, um conjunto de atividades, estratégias pedagógicas e recursos didáticos que serve como referência para a elaboração do plano de trabalho docente do Senac. Essas estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e complementadas, levando em consideração as especificidades da turma, as demandas do contexto educacional e os objetivos estabelecidos no plano de curso.
Para apoiar o planejamento e a execução das práticas educacionais, o Departamento Nacional recomenda consultar o site Espaço Docente, que apresenta uma seleção de recursos de incentivo à adoção de tecnologias digitais para apoiar abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse site é possível acessar:
- plataforma Cachola:[2] ambiente de recursos educacionais do Senac que oferece materiais digitais para atender aos propósitos do MPS e promover o engajamento de alunos e docentes;
- plataforma Cubus:[3] oferece metodologias de ensino-aprendizagem, estratégias pedagógicas e dinâmicas projetadas para apoiar o processo educacional;
- Anuário de Tecnologias Educacionais[4]: apresenta conceitos, reflexões pedagógicas e uma seleção de ferramentas digitais alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, considerando o desenvolvimento de competências à luz de novas tecnologias;
- Mapeamento de Tecnologias Digitais[5]: busca identificar ferramentas que se alinhem à oferta educacional do Senac e compartilhar boas práticas adotadas pelos Departamentos Regionais.
Orientações metodológicas específicas para a unidade curricular:
UC1: Gerenciar negócios de beleza
- Estudos de caso e/ou simulação: sugere-se que o docente realize atividades por meio das quais os alunos pratiquem o que desenvolveram com relação a fluxo de caixa, precificação e controle de estoque, utilizando ferramentas tecnológicas como planilhas eletrônicas e softwares de gestão para administrar finanças, cadastrar produtos e registrar vendas.
- Atividades de planejamento de marketing digital: recomenda-se que o docente desenvolva atividades por meio das quais os alunos terão de criar campanhas em redes sociais e plataformas específicas, que podem ser conduzidas para que eles pratiquem a análise de métricas de engajamento e fidelização de clientes, inserindo no processo discussões sobre LGPD, registro de MEI/Simples e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
- Oficina Prática de Precificação: sugere-se que o docente oriente os alunos a trabalharem em equipes nesta atividade. Cada equipe deve definir cinco serviços para precificar, levado em conta análise de fornecedores, negociação e demanda, reproduzindo situações reais do mercado. É indicado que o resultado seja apresentado para os demais colegas, para troca de experiências.
- Roda de conversa: recomenda-se que o docente apresente casos reais envolvendo direitos e deveres de consumidores em serviços de beleza. Os alunos devem propor sugestões para resolução de conflitos com clientes, respeitando as normativas legais.
- Oficina Prática Planejamento de Carreira: é indicado que o docente oriente os alunos a elaborarem um plano de desenvolvimento profissional, com metas de curto, médio e longo prazos. Posteriormente, os alunos devem simular uma entrevista de emprego e networking, aplicando técnicas de branding pessoal.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades;
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
- Senac Recomenda: playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
UC 2: Organizar o ambiente e os processos de trabalho
- Organização do espaço e de documentação: sugere-se que o docente propicie atividades para que os alunos realizem o manuseio e a higienização de mobiliários e utensílios, bem como a organização de documentos, sempre respeitando princípios de ergonomia, biossegurança e sustentabilidade.
- Visitas técnicas e simulações: é indicado que o docente leve a turma para visitas a locais de atuação profissional, experimentações e simulações em ambientes de laboratório e pesquisas sobre os diferentes aspectos envolvidos na gestão do espaço, orientando sobre o cumprimento das normas de vigilância sanitária, de forma a garantir a segurança e a saúde do profissional.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
- Senac Recomenda: playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
- checklists e manuais de procedimentos: para orientar e avaliar as práticas de higienização e organização do ambiente;
- modelos tridimensionais e diagramas: que representem a disposição ideal de mobiliários e utensílios, respeitando os princípios de ergonomia.
UC 3: Estabelecer Estratégias de Relacionamento com os Clientes de Estética
- Simulações de atendimento: sugere-se que o docente proponha simulações de atendimento humanizado, escuta ativa e mediação de conflitos, seja presencialmente, em sala de aula, seja a distância, no formato on-line.
- Debates e simulações de CRM: sugere-se promover discussões sobre etiqueta profissional, estratégias de marketing pessoal e pós-venda, complementadas por simulações de sistemas de Customer Relationship Management (CRM).
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- redes sociais e ferramentas de inteligência artificial: permitem a criação de campanhas personalizadas e a análise de dados de público-alvo, mostrando aos alunos como mensurar resultados e aprimorar a comunicação com o cliente;
- Plataformas de videoconferência: viabilizam a realização de vivências on-line, expandindo as possibilidades de simulação de atendimento e interação entre os participantes;
- softwares de CRM (Customer Relationship Management): possibilitam o gerenciamento de informações de clientes, reforçando a importância do pós-venda e da fidelização;
- materiais de apoio sobre etiqueta e marketing pessoal: vídeos instrutivos que sirvam de base para debates e reflexões, enfatizando a qualidade da experiência do cliente e o cuidado na comunicação.
UC 4: Avaliar as Condições de Saúde e os Hábitos de Vida do Cliente para a Área de Estética
- Simulações e práticas em laboratório e estudos de caso: recomenda-se a execução de atividades por meio das quais os alunos mapeiem sistemas corporais, patologias e contraindicações estéticas, por meio de simuladores ou realidade virtual, facilitando a correlação prática e a tomada de decisões.
- integração de tecnologias de gerenciamento de dados: sugere-se que o docente estimule a criação de questionários digitais e o monitoramento de hábitos de vida, promovendo a análise das informações para fornecer estratégias de cuidado individualizado.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades;
- simuladores/realidade virtual: permitem experiências imersivas, facilitando o entendimento de sistemas corporais e possíveis contraindicações;
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
- softwares ou aplicativos de coleta de dados: possibilitam a criação de questionários para acompanhamento de hábitos e das informações de forma segura e acessível.
UC 5: Combinar Cosméticos para Uso em Estética
- Práticas profissionais de manipulação de cosméticos: sugere-se que o docente promova atividades por meio das quais os alunos trabalhem com produtos de diferentes composições e tecnologias, utilizando aplicativos de consulta a princípios ativos e plataformas de inteligência artificial para sugerir combinações seguras e eficazes, aproximando a prática do contexto real de trabalho.
- Discussões e simulações: sugere-se organizar debates em grupo sobre rotulagem, legislação e cosmetologia, complementados por simulações de atendimento e o uso de QR Codes para acesso a fichas técnicas, estimulando o senso crítico e a criatividade na escolha e indicação de produtos adequados para cada tipo de pele.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- aplicativos de consulta a princípios ativos: oferecem informações detalhadas sobre a composição dos produtos, apoiando a tomada de decisão segura na prática;
- plataformas de inteligência artificial: auxiliam na sugestão de combinações de cosméticos, promovendo a experimentação e a avaliação de soluções inovadoras;
- murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades.
UC 6: Realizar Avaliação Estética Facial do Cliente
- Estudos de caso: sugere-se para exercícios baseados em registros fotográficos digitais, de modo a auxiliar na análise de diferentes tipos de pele, identificando rugas, manchas e flacidez.
- Debates em sala: são indicados para discussões sobre protocolos de biossegurança e comunicação assertiva e podem ser reforçados por plataformas colaborativas, por meio das quais os alunos compartilhem resultados de avaliações, permitindo feedback imediato e promovendo a integração entre análise teórica e prática.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- Mmurais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de imagens, resultados de avaliações e sugestões de melhoria, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva;
- materiais de apoio sobre protocolos de biossegurança: reforçam a importância de manusear equipamentos e produtos de forma segura, propiciando um atendimento ético e eficaz.
UC 7: Realizar Procedimentos para Reduzir a Secreção Sebácea da Pele da Face
- Simulações e práticas: sugerem-se vivências dirigidas nas quais os alunos executem procedimentos de higienização, extração de lesões e utilização de recursos eletroterápicos, incorporando o uso de equipamentos digitais, inserindo os resultados em aplicativos ou softwares de prontuário eletrônico.
- Fóruns de discussão on-line: recomenda-se com o objetivo de trocar experiências com profissionais externos sobre temas como biossegurança e análise das reações cutâneas.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de imagens, resultados de avaliações e sugestões de melhoria, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.
UC 8: Realizar Procedimentos Estéticos Faciais de Renovação Celular da Pele
- Simulações e práticas de peelings e fototerapia: recomenda-se que o docente promova atividades por meio das quais os alunos façam procedimentos estéticos de renovação e recuperação celular. Esse formato possibilita a vivência de situações clínicas reais, reforçando a segurança e a eficácia dos protocolos.
- Debates em grupo e análise de resultados: sugere-se a organização de momentos de reflexão coletiva sobre as limitações do profissional, apoiados pela observação de resultados por meio de fotos e compartilhamento contínuo de feedback em plataformas colaborativas.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- plataformas colaborativas de análise de resultados: possibilitam o acompanhamento contínuo das práticas, por meio de fotos e feedback instantâneo, aprimorando o processo de renovação celular e a evolução clínica dos alunos.
UC 9: Realizar Procedimentos Estéticos para Prevenir e Amenizar o Processo de Formação de Manchas na Pele da Face
- Sala de aula invertida: o docente disponibiliza materiais e recursos sobre discromias, o uso de equipamentos para análise de pigmentação, a criação de protocolos de clareamento e orientação para cuidados diários, para que os alunos possam pesquisar e, posteriormente, compartilhar com os demais suas conclusões.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.
UC 10: Realizar Procedimentos Faciais em Estética
- Criação de planos de atendimento e prática clínica supervisionada: sugere-se que os alunos elaborem protocolos faciais detalhados, considerando o histórico do paciente, objetivos estéticos e limites de atuação profissional.
- Debate sobre resultados e análise de dados: sugere-se que os alunos registrem a evolução dos pacientes, protocolos realizados e planejados, para acompanhamento de estratégia clínica.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- plataformas de videoconferência: viabilizam a discussão dos protocolos em grupo, tornando possível o ajuste de estratégias e a análise de resultados de forma dinâmica e colaborativa.
- Prontuários eletrônicos: facilitam a coleta e o acompanhamento sistemático de dados clínicos, fomentando a análise criteriosa da evolução dos pacientes e o aprimoramento das práticas.
- Ferramentas de apoio à prática clínica apps ou sistemas de gestão): auxiliam na organização de agendas, no gerenciamento de informações e no registro de procedimentos, contribuindo para a integração entre teoria e prática em ambientes reais de atendimento.
UC 11: Realizar Avaliação Estética Corporal do Cliente
- Simulações e práticas de mensuração e palpação corporal: sugere-se que o docente simule um ambiente de avaliação física, no qual os alunos possam efetuar as medidas utilizando equipamentos, aplicativos específicos para aferição de medidas antropométricas e ferramentas de inteligência artificial para relacionar hábitos alimentares com possíveis disfunções estéticas.
- Debates sobre biossegurança e entrevistas simuladas: sugere-se intercalar discussões a respeito do uso de EPIs e do cumprimento de normas de segurança com entrevistas simuladas, por meio das quais os alunos aprendam a coletar dados e armazenar as fotos de maneira ética e segura em plataformas digitais.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- aplicativos de registro de medidas antropométricas: permitem o acompanhamento preciso das variações corporais, facilitando o diagnóstico de disfunções estéticas e o planejamento de intervenções;
- ferramentas de inteligência artificial: correlacionam dados de hábitos alimentares, estilos de vida e resultados de avaliação corporal, oferecendo insights para ajustes de protocolos estéticos e nutricionais;
- plataformas digitais para documentação fotográfica: asseguram o registro ético e seguro de informações e imagens, permitindo o monitoramento da evolução dos clientes e o desenvolvimento das competências de biossegurança.
UC 12: Realizar Procedimentos de Relaxamento e Bem-Estar Corporal em Estética
- Simulações e práticas de técnicas complementares: recomendam-se, pois, possibilitam ao docente promover um encontro com profissionais externos, com foco em técnicas de SPA e relaxamento e experiência do cliente.
- Visita técnica: são indicados em estabelecimentos voltados para procedimentos de relaxamento e bem-estar.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.
UC 13: Realizar Procedimentos Estéticos que Favoreçam a Redução da Gordura subcutânea e da fibroedema Geloide.
- Simulações e práticas de protocolos estéticos: recomenda-se que os alunos organizemoficinas práticas voltadas para as técnicas manuais associadas a tecnologias existentes no mercado, relacionando a hábitos alimentares, atividade física e resultados.
- Simulações de eletroterapia em estudos de caso: sugere-se que o docente apresente estudos de caso reais e ou fictícios para que, juntos, os alunos possam debater alternativas de tratamento.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
- murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva;
- quizes interativos: facilitam a fixação de conteúdos teóricos, como fisiologia do sistema linfático, princípios de lipólise e lipogênese, indicações/contraindicações de diferentes técnicas.
UC 14: Realizar procedimentos estéticos que estimulem as fibras colágenas, elásticas e o tônus muscular
- Prática supervisionada em modelos: sugere-se que o docente oriente os alunos a desenvolverem um plano de tratamento para os pacientes-modelo, com o objetivo de acompanhar a evolução de resultados semanalmente.
- Simulações de eletroterapia em estudos de caso: sugere-se que o docente apresente casos reais e ou fictícios para que, juntos, os alunos possam debater alternativas de tratamento.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
- murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.
UC 15: Realizar procedimentos corporais em estética
- Prática supervisionada em modelos: indica-se que o docente oriente os alunos a desenvolverem um plano de tratamento para os pacientes-modelo, com o objetivo de acompanhar a evolução de resultados semanalmente.
- Debate sobre resultados e análise de dados: sugere-se que os alunos registrem a evolução dos pacientes, protocolos realizados e planejados, para acompanhamento de estratégia clínica.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes a ocupação;
- murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva;
- softwares de prontuário on-line para registro e acompanhamento da evolução dos pacientes.
UC 16: Prática Integrada das Competências em Estética.
- Planejamento de protocolos corporais completos: indica-se essa abordagem ao docente, pois favorece o desenvolvimento de uma visão integrada do atendimento estético, articulando competências de avaliação, monitoramento e reavaliação dos resultados.
- Simulações e práticas: sugere-se a adoção de atividades em grupo e exercícios simulados que promovam a aplicação de técnicas manuais, eletroterapia e cosméticos, enfatizando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.
Recursos
Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como:
- mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
- murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva;
- softwares de prontuário on-line para registro e acompanhamento da evolução dos pacientes.
UC 17: Projeto Integrador Técnico em Estética.
- Criatividade e atitude empreendedora: sugere-se que os alunos estruturem uma pesquisa colaborativa, por meio da qual mapeiam o mercado de atuação presencial e digital e a oportunidade de criação de protocolos estéticos diferenciados, como pacotes ou combinações personalizadas, de acordo com objetivos específicos.
- Visão crítica: recomenda-se a realização de debates sobre questões éticas e de biossegurança no setor da Estética, discutindo a aplicação de novos procedimentos, produtos e tecnologias e seus riscos, benefícios e impactos na saúde.
- Colaboração e comunicação: sugere-se a realização de palestras com outros profissionais da área da Saúde (nutricionistas, dermatologistas, fisioterapeutas, entre outros) que podem atuar em conjunto com o técnico em Estética, visando elaborar tratamentos que contemplem atender o paciente de maneira completa.
- Autonomia digital: indica-se estimular o uso de tecnologias ao longo de todo o curso, desde plataformas de gestão de processos, agendamento e estoque até registros e divulgação dos trabalhos nas redes sociais.
Atitude sustentável: sugere-se a apresentação de palestras com representantes de empresas com viés sustentável para favorecer o uso de cosméticos menos agressivos ao meio ambiente e estimular práticas ecológicas na rotina do técnico em Estética.
[2] Recomenda-se o acesso à Cachola (https://cachola.senac.br/ ), que oferece recursos voltados à aplicação de tecnologias digitais no planejamento de situações de aprendizagem e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional.
[3] Desenvolvida em parceria com a OIT/Cinterfor – Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho, recomenda-se o acesso à Plataforma Cubus (https://cubus.oitcinterfor.org/).