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Técnico em Estética

Técnico em Estética

Turma - 2025.3.251

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

A área de Estética tem sido impulsionada pela crescente conscientização sobre saúde, bem-estar e imagem pessoal, bem como pelo surgimento de novas tecnologias e procedimentos menos invasivos. [1]De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil se mantém entre os principais países que consomem estética profissional no mundo todo[2], revelando oportunidades para técnicos que dominem abordagens integradas de tratamento facial e corporal, análise de pele, além da aplicação adequada de equipamentos eletroterápicos.

Em termos sociais e econômicos, a atuação do técnico em Estética promove a autoestima, a inclusão e a oferta de serviços de saúde e bem-estar acessíveis a diferentes públicos.

A proposta do curso Técnico em Estética ofertado pelo Senac responde às exigências do setor, preparando profissionais aptos a desempenhar procedimentos seguros, sustentáveis e inovadores. Ao aliar teoria e prática, o Senac fortalece a formação de um quadro de profissionais capazes de atender às demandas do mercado, contribuir para a geração de renda e fomentar o desenvolvimento da área de Estética em âmbito nacional.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional na área de estética, preferencialmente com experiência em docência e formação em Estética ou áreas afins relacionadas à atuação do profissional em estética (como Farmácia, Química, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Biologia, Nutrição, Administração, Gestão e Psicologia). 

Quando houver oferta a distância, o Departamento Regional sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, conceituadas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e permite desenvolvimento contínuo” (SENAC, 2022)[1]. 

Para tanto, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada e promove a mobilização e articulação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Esse percurso é também orientado pelas Marcas Formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados. 

Dado que o uso de inteligência artificial se torna cada vez mais relevante para a atuação profissional no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Marca Formativa "Autonomia digital" desempenha um papel essencial na formação de profissionais capazes de integrar criticamente tecnologias emergentes em seus processos de trabalho, contribuindo para a inovação e a eficiência no ambiente profissional. 

Nessa perspectiva, é apresentado, a seguir, um conjunto de atividades, estratégias pedagógicas e recursos didáticos que serve como referência para a elaboração do plano de trabalho docente do Senac. Essas estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e complementadas, levando em consideração as especificidades da turma, as demandas do contexto educacional e os objetivos estabelecidos no plano de curso. 

Para apoiar o planejamento e a execução das práticas educacionais, o Departamento Nacional recomenda consultar o site Espaço Docente,  que apresenta uma seleção de recursos de incentivo à adoção de tecnologias digitais para apoiar abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse site é possível acessar: 

- plataforma Cachola:[2]  ambiente de recursos educacionais do Senac que oferece materiais digitais para atender aos propósitos do MPS e promover o engajamento de alunos e docentes; 

- plataforma Cubus:[3] oferece metodologias de ensino-aprendizagem, estratégias pedagógicas e dinâmicas projetadas para apoiar o processo educacional;  

- Anuário de Tecnologias Educacionais[4]: apresenta conceitos, reflexões pedagógicas e uma seleção de ferramentas digitais alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, considerando o desenvolvimento de competências à luz de novas tecnologias; 

- Mapeamento de Tecnologias Digitais[5]: busca identificar ferramentas que se alinhem à oferta educacional do Senac e compartilhar boas práticas adotadas pelos Departamentos Regionais. 

 

Orientações metodológicas específicas para a unidade curricular:

UC1: Gerenciar negócios de beleza

  1. Estudos de caso e/ou simulação: sugere-se que o docente realize atividades por meio das quais os alunos pratiquem o que desenvolveram com relação a fluxo de caixa, precificação e controle de estoque, utilizando ferramentas tecnológicas como planilhas eletrônicas e softwares de gestão para administrar finanças, cadastrar produtos e registrar vendas.
  2. Atividades de planejamento de marketing digital: recomenda-se que o docente desenvolva atividades por meio das quais os alunos terão de criar campanhas em redes sociais e plataformas específicas, que podem ser conduzidas para que eles pratiquem a análise de métricas de engajamento e fidelização de clientes, inserindo no processo discussões sobre LGPD, registro de MEI/Simples e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
  3. Oficina Prática de Precificação: sugere-se que o docente oriente os alunos a trabalharem em equipes nesta atividade.  Cada equipe deve definir cinco serviços para precificar, levado em conta análise de fornecedores, negociação e demanda, reproduzindo situações reais do mercado. É indicado que o resultado seja apresentado para os demais colegas, para troca de experiências.
  4. Roda de conversa: recomenda-se que o docente apresente casos reais envolvendo direitos e deveres de consumidores em serviços de beleza. Os alunos devem propor sugestões para resolução de conflitos com clientes, respeitando as normativas legais.
  5. Oficina Prática Planejamento de Carreira: é indicado que o docente oriente os alunos a elaborarem um plano de desenvolvimento profissional, com metas de curto, médio e longo prazos. Posteriormente, os alunos devem  simular uma entrevista de emprego e networking, aplicando técnicas de branding pessoal.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades;
  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação; 
  • Senac Recomenda:  playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda

 

UC 2: Organizar o ambiente e os processos de trabalho

  1. Organização do espaço e de documentação: sugere-se que o docente propicie atividades para que os alunos realizem o manuseio e a higienização de mobiliários e utensílios, bem como a organização de documentos, sempre respeitando princípios de ergonomia, biossegurança e sustentabilidade.
  2. Visitas técnicas e simulações: é indicado que o docente leve a turma para visitas a locais de atuação profissional, experimentações e simulações em ambientes de laboratório e pesquisas sobre os diferentes aspectos envolvidos na gestão do espaço, orientando sobre o cumprimento das normas de vigilância sanitária, de forma a garantir a segurança e a saúde do profissional.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação; 
  • Senac Recomenda:  playlists que auxiliam nas diversas discussões propostas com vídeos relacionados à competência da UC: https://www.youtube.com/SenacRecomenda
  • checklists e manuais de procedimentos: para orientar e avaliar as práticas de higienização e organização do ambiente;
  • modelos tridimensionais e diagramas: que representem a disposição ideal de mobiliários e utensílios, respeitando os princípios de ergonomia.

 

UC 3: Estabelecer Estratégias de Relacionamento com os Clientes de Estética

  1. Simulações de atendimento: sugere-se que o docente proponha simulações de atendimento humanizado, escuta ativa e mediação de conflitos, seja presencialmente, em sala de aula, seja a distância, no formato on-line.
  2. Debates e simulações de CRM: sugere-se promover discussões sobre etiqueta profissional, estratégias de marketing pessoal e pós-venda, complementadas por simulações de sistemas de Customer Relationship Management (CRM).

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • redes sociais e ferramentas de inteligência artificial: permitem a criação de campanhas personalizadas e a análise de dados de público-alvo, mostrando aos alunos como mensurar resultados e aprimorar a comunicação com o cliente;
  • Plataformas de videoconferência: viabilizam a realização de vivências on-line, expandindo as possibilidades de simulação de atendimento e interação entre os participantes;
  • softwares de CRM (Customer Relationship Management): possibilitam o gerenciamento de informações de clientes, reforçando a importância do pós-venda e da fidelização;
  • materiais de apoio sobre etiqueta e marketing pessoal: vídeos instrutivos que sirvam de base para debates e reflexões, enfatizando a qualidade da experiência do cliente e o cuidado na comunicação.

 

UC 4: Avaliar as Condições de Saúde e os Hábitos de Vida do Cliente para a Área de Estética

  1. Simulações e práticas em laboratório e estudos de caso: recomenda-se a execução de atividades por meio das quais os alunos mapeiem sistemas corporais, patologias e contraindicações estéticas, por meio de simuladores ou realidade virtual, facilitando a correlação prática e a tomada de decisões.
  2. integração de tecnologias de gerenciamento de dados: sugere-se que o docente estimule a criação de questionários digitais e o monitoramento de hábitos de vida, promovendo a análise das informações para fornecer estratégias de cuidado individualizado.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades;
  • simuladores/realidade virtual: permitem experiências imersivas, facilitando o entendimento de sistemas corporais e possíveis contraindicações;
  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
  • softwares ou aplicativos de coleta de dados: possibilitam a criação de questionários para acompanhamento de hábitos e das informações de forma segura e acessível.

 

UC 5: Combinar Cosméticos para Uso em Estética

  1. Práticas profissionais de manipulação de cosméticos: sugere-se que o docente promova atividades por meio das quais os alunos trabalhem com produtos de diferentes composições e tecnologias, utilizando aplicativos de consulta a princípios ativos e plataformas de inteligência artificial para sugerir combinações seguras e eficazes, aproximando a prática do contexto real de trabalho.
  2. Discussões e simulações: sugere-se organizar debates em grupo sobre rotulagem, legislação e cosmetologia, complementados por simulações de atendimento e o uso de QR Codes para acesso a fichas técnicas, estimulando o senso crítico e a criatividade na escolha e indicação de produtos adequados para cada tipo de pele.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • aplicativos de consulta a princípios ativos: oferecem informações detalhadas sobre a composição dos produtos, apoiando a tomada de decisão segura na prática;
  • plataformas de inteligência artificial: auxiliam na sugestão de combinações de cosméticos, promovendo a experimentação e a avaliação de soluções inovadoras;
  • murais colaborativos, que facilitam a exposição de ideias, promovem a interação e ajudam a visualizar o progresso das atividades. 

 

UC 6: Realizar Avaliação Estética Facial do Cliente

  1. Estudos de caso: sugere-se para exercícios baseados em registros fotográficos digitais, de modo a auxiliar na análise de diferentes tipos de pele, identificando rugas, manchas e flacidez.
  2. Debates em sala: são indicados para discussões sobre protocolos de biossegurança e comunicação assertiva e podem ser reforçados por plataformas colaborativas, por meio das quais os alunos compartilhem resultados de avaliações, permitindo feedback imediato e promovendo a integração entre análise teórica e prática.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • Mmurais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de imagens, resultados de avaliações e sugestões de melhoria, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva;
  • materiais de apoio sobre protocolos de biossegurança: reforçam a importância de manusear equipamentos e produtos de forma segura, propiciando um atendimento ético e eficaz.

 

UC 7: Realizar Procedimentos para Reduzir a Secreção Sebácea da Pele da Face

  1. Simulações e práticas: sugerem-se vivências dirigidas nas quais os alunos executem procedimentos de higienização, extração de lesões e utilização de recursos eletroterápicos, incorporando o uso de equipamentos digitais, inserindo os resultados em aplicativos ou softwares de prontuário eletrônico.
  2. Fóruns de discussão on-line: recomenda-se com o objetivo de trocar experiências com profissionais externos sobre temas como biossegurança e análise das reações cutâneas.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de imagens, resultados de avaliações e sugestões de melhoria, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.

 

UC 8: Realizar Procedimentos Estéticos Faciais de Renovação Celular da Pele

  1. Simulações e práticas de peelings e fototerapia: recomenda-se que o docente promova atividades por meio das quais os alunos façam procedimentos estéticos de renovação e recuperação celular. Esse formato possibilita a vivência de situações clínicas reais, reforçando a segurança e a eficácia dos protocolos.
  2. Debates em grupo e análise de resultados: sugere-se a organização de momentos de reflexão coletiva sobre as limitações do profissional, apoiados pela observação de resultados  por meio de fotos e compartilhamento contínuo de feedback em plataformas colaborativas.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • plataformas colaborativas de análise de resultados: possibilitam o acompanhamento contínuo das práticas, por meio de fotos e feedback instantâneo, aprimorando o processo de renovação celular e a evolução clínica dos alunos.

 

UC 9: Realizar Procedimentos Estéticos para Prevenir e Amenizar o Processo de Formação de Manchas na Pele da Face

  1. Sala de aula invertida: o docente disponibiliza materiais e recursos sobre discromias, o uso de equipamentos para análise de pigmentação,  a criação de protocolos de clareamento e orientação para cuidados diários, para que os alunos possam pesquisar e, posteriormente, compartilhar com os demais suas conclusões.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.

 

UC 10: Realizar Procedimentos Faciais em Estética

  1. Criação de planos de atendimento e prática clínica supervisionada: sugere-se que os alunos elaborem protocolos faciais detalhados, considerando o histórico do paciente, objetivos estéticos e limites de atuação profissional.
  2. Debate sobre resultados e análise de dados: sugere-se que os alunos  registrem a evolução dos pacientes, protocolos realizados e planejados, para acompanhamento de estratégia clínica.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • plataformas de videoconferência: viabilizam a discussão dos protocolos em grupo, tornando possível o ajuste de estratégias e a análise de resultados de forma dinâmica e colaborativa.
  • Prontuários eletrônicos: facilitam a coleta e o acompanhamento sistemático de dados clínicos, fomentando a análise criteriosa da evolução dos pacientes e o aprimoramento das práticas.
  • Ferramentas de apoio à prática clínica apps ou sistemas de gestão): auxiliam na organização de agendas, no gerenciamento de informações e no registro de procedimentos, contribuindo para a integração entre teoria e prática em ambientes reais de atendimento.


UC 11: Realizar Avaliação Estética Corporal do Cliente

  1. Simulações e práticas de mensuração e palpação corporal: sugere-se que o docente simule um ambiente de avaliação física, no qual os alunos possam efetuar as medidas utilizando equipamentos, aplicativos específicos para aferição de medidas antropométricas e ferramentas de inteligência artificial para relacionar hábitos alimentares com possíveis disfunções estéticas.
  2. Debates sobre biossegurança e entrevistas simuladas: sugere-se intercalar discussões a respeito do uso de EPIs e do cumprimento de normas de segurança com  entrevistas simuladas, por meio das quais os alunos aprendam a coletar dados e armazenar as fotos de maneira ética e segura em plataformas digitais.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • aplicativos de registro de medidas antropométricas: permitem o acompanhamento preciso das variações corporais, facilitando o diagnóstico de disfunções estéticas e o planejamento de intervenções;
  • ferramentas de inteligência artificial: correlacionam dados de hábitos alimentares, estilos de vida e resultados de avaliação corporal, oferecendo insights para ajustes de protocolos estéticos e nutricionais;
  • plataformas digitais para documentação fotográfica: asseguram o registro ético e seguro de informações e imagens, permitindo o monitoramento da evolução dos clientes e o desenvolvimento das competências de biossegurança.

 

UC 12: Realizar Procedimentos de Relaxamento e Bem-Estar Corporal em Estética

  1. Simulações e práticas de técnicas complementares: recomendam-se, pois, possibilitam ao docente promover um encontro com profissionais externos, com foco em técnicas de SPA e relaxamento e experiência do cliente.
  2. Visita técnica: são indicados em estabelecimentos voltados para procedimentos de relaxamento e bem-estar.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.

 

UC 13: Realizar Procedimentos Estéticos que Favoreçam a Redução da Gordura subcutânea e da  fibroedema Geloide.

  1. Simulações e práticas de protocolos estéticos: recomenda-se que os alunos organizemoficinas práticas voltadas para as técnicas manuais associadas a tecnologias existentes no mercado, relacionando a hábitos alimentares, atividade física e resultados.
  2. Simulações de eletroterapia em estudos de caso: sugere-se que o docente apresente estudos de caso reais e ou fictícios para que, juntos, os alunos possam debater alternativas de tratamento.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
  • murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva;
  • quizes interativos: facilitam a fixação de conteúdos teóricos, como fisiologia do sistema linfático, princípios de lipólise e lipogênese, indicações/contraindicações de diferentes técnicas.

 

UC 14: Realizar procedimentos estéticos que estimulem as fibras colágenas, elásticas e o tônus muscular

  1. Prática supervisionada em modelos: sugere-se que o docente oriente os alunos a desenvolverem um plano de tratamento para os pacientes-modelo, com o objetivo de acompanhar a evolução de resultados semanalmente.
  2. Simulações de eletroterapia em estudos de caso: sugere-se que o docente apresente casos reais e ou fictícios para que, juntos, os alunos possam debater alternativas de tratamento.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
  • murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.

 

UC 15: Realizar procedimentos corporais em estética

  1. Prática supervisionada em modelos: indica-se que o docente oriente os alunos a desenvolverem um plano de tratamento para os pacientes-modelo, com o objetivo de acompanhar a evolução de resultados semanalmente.
  2. Debate sobre resultados e análise de dados: sugere-se que os alunos  registrem a evolução dos pacientes, protocolos realizados e planejados, para acompanhamento de estratégia clínica.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes a ocupação;
  • murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva;
  • softwares de prontuário on-line para registro e acompanhamento da evolução dos pacientes.

 

UC 16: Prática Integrada das Competências em Estética.

  1. Planejamento de protocolos corporais completos: indica-se essa abordagem ao docente, pois favorece o desenvolvimento de uma visão integrada do atendimento estético, articulando competências de avaliação, monitoramento e reavaliação dos resultados.
  2. Simulações e práticas: sugere-se a adoção de atividades em grupo e exercícios simulados que promovam a aplicação de técnicas manuais, eletroterapia e cosméticos, enfatizando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva.

Recursos 

Para esta competência sugere-se o uso diversificado de recursos pedagógicos, tais como: 

  • mapas conceituais, que auxiliam na organização de conceitos e permitem ao aluno estabelecer relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes trabalhados e as situações de trabalho inerentes à ocupação;
  • murais e plataformas colaborativas: permitem o compartilhamento de referências de pesquisa e suas apresentações sobre o assunto, estimulando o trabalho em equipe e a comunicação assertiva;
  • softwares de prontuário on-line para registro e acompanhamento da evolução dos pacientes.

 

UC 17: Projeto Integrador Técnico em Estética.

  1. Criatividade e atitude empreendedora: sugere-se que os alunos estruturem uma pesquisa colaborativa, por meio da qual mapeiam o mercado de atuação presencial e digital e a oportunidade de criação de protocolos estéticos diferenciados, como pacotes ou combinações personalizadas, de acordo com objetivos específicos.
  2. Visão crítica: recomenda-se a realização de debates sobre questões éticas e de biossegurança no setor da Estética, discutindo a aplicação de novos procedimentos, produtos e tecnologias e seus riscos, benefícios e impactos na saúde.
  3. Colaboração e comunicação: sugere-se a realização de palestras com outros profissionais da área da Saúde (nutricionistas, dermatologistas, fisioterapeutas, entre outros) que podem atuar em conjunto com o técnico em Estética, visando elaborar tratamentos que contemplem atender o paciente de maneira completa.
  4. Autonomia digital: indica-se estimular o uso de tecnologias ao longo de todo o curso, desde plataformas de gestão de processos, agendamento e estoque até registros e divulgação dos trabalhos nas redes sociais.

Atitude sustentável: sugere-se a apresentação de palestras com representantes de empresas com viés sustentável para favorecer o uso de cosméticos menos agressivos ao meio ambiente e estimular práticas ecológicas na rotina do técnico em Estética.

 

[1] SENAC. DN. Competência. Rio de Janeiro, 2022. (Coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac). Disponível em: http://www.extranet.senac.br/modelopedagogicosenac/. Acesso em: jun. 2023.

[2] Recomenda-se o acesso à Cachola (https://cachola.senac.br/ ), que oferece recursos voltados à aplicação de tecnologias digitais no planejamento de situações de aprendizagem e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional.

[3] Desenvolvida em parceria com a OIT/Cinterfor – Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho, recomenda-se o acesso à Plataforma Cubus (https://cubus.oitcinterfor.org/). 

[4] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/guias/ ), que disponibiliza o Anuário de Tecnologias Educacionais

[5] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/mapeamentos/ ), que disponibiliza o Mapeamento de Tecnologias Digitais.

Forma de expressão dos resultados da avaliação
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, garantindo um acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno. Para isso, foram definidos os tipos de menção a serem utilizados tanto nos registros parciais, realizados ao longo do processo, como nos registros finais, ao término da unidade curricular ou do curso. 
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac refletem o compromisso com o desenvolvimento das competências e visam minimizar a subjetividade na avaliação, proporcionando mais clareza e objetividade na mensuração do aprendizado. 
Dessa forma, foram estabelecidas menções específicas para cada etapa do processo avaliativo, assegurando coerência na progressão da aprendizagem e contribuindo para um acompanhamento mais preciso do desempenho dos alunos.

Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
durante o processo:
•    atendido – A;
•    parcialmente atendido – PA;
•    não atendido – NA;

ao término da unidade curricular:
•    atendido – A;
•    não atendido – NA.

Menção por unidade curricular
Ao término de qualquer unidade curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja alcançado em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:
•    desenvolvida – D;
•    não desenvolvida – ND.

Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa alcançar D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:
•    aprovado – AP;
•    reprovado – RP.

Recuperação
A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.